Correio Popular Notícia



INCENTIVO
Agroindústrias de polpas de frutas recebem equipamentos

Data da notícia: 2016-07-06 09:48:10
Foto:

(Da Redação) O casal Islaine e Valnei, que possuem uma propriedade rural na 3ª linha da Gleba ?G?, em Ji-Paraná, alimentaram durante anos o sonho de comercializar em maior escala as polpas de frutas que produzem.

O sonho tornou-se realidade após a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São Geraldo (Asprogel) receber da Prefeitura de Ji-Paraná um kit com todos os equipamentos para o funcionamento de uma agroindústria.

A Asprogel recebeu um freezer vertical, uma despolpadora elétrica, um liquidificador industrial, uma balança digital, um dosador, uma envazadora a vácuo e uma mesa de aço inox.

Além do kit entregue para a Asprogel, outras seis associações e uma cooperativa rural também receberam equipamentos. No total, foram beneficiadas oito agroindústrias de polpas de frutas no município.

O investimento realizado, segundo o prefeito Jesualdo Pires (PSB), é de R$ 40 mil recursos próprios da municipalidade. ?Não é um valor alto, quando compararmos o investimento com a quantidade de produtores que estaremos atendendo. Além disso, estamos contribuindo para colocar no mercado produtos de alta qualidade e proporcionando maior rentabilidade para os nossos produtores rurais?, comentou.

O vice-prefeito Marcito Pinto (PDT) ressaltou que as agroindústrias ji-paranaenses estão certificadas, algumas até com o SIF, que é o Serviço de Inspeção Federal. ?Nossa secretaria de Agricultura está realizando um trabalho fantástico de incentivo às agroindústrias. Ficamos muitos anos estagnados e agora voltamos a avançar. Temos em nosso município diversas agroindústrias em pleno funcionamento, com produção de doces, defumados, biscoitos, leite, aves e polpa de frutas?, detalhou.

O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Paulo Sérgio Ribeiro, informou que além da entrega dos equipamentos, a Semagri tem oferecido diversos cursos de capacitação e também técnicos para auxiliar os produtores que comercializam derivados de origem animal e vegetal, visando ampliar os conhecimentos técnicos, práticos e teóricos voltados às boas práticas de industrialização desses produtos, desde o manuseio, processamento, embalagem, armazenamento, exposição e comercialização, além de noções de legislação.

Entre as beneficiadas estão a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Boa Vista (Asprobov), localizada linha quartinha da Gleba ?G?; Associação Rural dos Produtores da Amazônia (Arpa), localizada Linha 106; Associação dos Produtores Rurais da Segunda Linha da Gleba ?G? (Aproseli); Cooperativa de Produtores de Leite e Agrícola (Coopleagri), localizada na Linha 207; Associação dos produtores e Mulheres Rurais da Comunidade São José (ASJ), localizada no km 11, Gleba Pyrineus; Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Santos Anjos (Aprusa), localizada no travessão da linha 94, setor aeroporto.

Fonte:






Noticia vista 1232 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.