NOTAS JIPA
NOTAS JIPA
Oficina
A Associação Comercial e Industrial de Rondônia (Acijip) com o Núcleo de Mulheres Empreendedoras (AME), e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC) inauguraram recentemente a Oficina Força da Peruca, na rua Manoel Franco, n°338, no bairro Nova Brasília, em Ji-Paraná. O projeto tem o apoio da Sicoob e parceria da OAB, subseção Ji-Paraná. A meta inicial é produzir 500 perucas para mulheres e crianças portadoras de câncer.
Força na Peruca
Os proprietários de salões de beleza que tiverem interesse em participar do projeto podem entrar em contato com o Núcleo pelo telefone 3421-5680 (ACIJIP),que receberão todas as informações necessárias. E as pessoas que tiverem interesse em doar cabelo devem procurar um salão credenciado, que está identificado com o adesivo ?Força na Peruca?. Outra forma de colaborar com o projeto é adquirindo uma camiseta no valor de R$ 30,00. O valor será revertido para a manutenção do projeto e confecções das perucas. Alguns salões também venderão as camisetas.
Recadastramento
A Prefeitura de Ji-Paraná realizará até o dia 2 de setembro de 2016 o recadastramento dos servidores municipais efetivos, estagiários, comissionados, eletivos e servidores com contratos em caráter emergencial, bem como os servidores inativos e pensionistas vinculados ao Fundo Municipal de Previdência Social. A medida também atinge os servidores que estiverem usufruindo de férias, qualquer tipo de licença, afastamento ou cedência. Aqueles que não realizarem o recadastramento no prazo estabelecido terão seus vencimentos bloqueados. O procedimento é obrigatório e está previsto no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais (Lei 1.405/2005).
Procedimento
Para realizar o recadastramento, o servidor deve acessar o site oficial da Prefeitura de Ji-Paraná e imprimir ficha e a relação de documentos necessários. A ficha deverá ser preenchida, assinada e depois entregue junto com as cópias dos documentos no próprio local de trabalho ao chefe imediato do setor de sua lotação. Dúvidas poderão ser sanadas pelo telefone 3411-4239 ou nos departamentos de Recursos Humanos de cada secretaria.
Fundo de Previdência
Os servidores inativos e pensionistas vinculados ao Fundo Municipal de Previdência Social deverão primeiro agendar seu cadastramento pelo telefone 3416-4057. Após o agendamento, eles poderão imprimir no site da prefeitura a ficha de recadastramento, a relação de documentos necessários e a declaração de prova de vida que deverá ser registrada em cartório. Toda a documentação deverá ser entregue na sede do Fundo de Previdência na data e horário agendado.
Pensionistas
No caso dos pensionistas que se encontram fora do município ou com dificuldade de locomoção, eles poderão realizar o recadastramento por meio de procuração. O Fundo de Previdência fica na avenida Transcontinental com Menezes Filho, nº 2351,bairro 2 de Abril.
Sae
A equipe do Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Sae/IST/Aids) informou que aumentou o número de portadores de HIV no município de Ji-Paraná e região. O local atende mais de mil pessoas de Ji-Paraná e municípios circunvizinhos. A equipe é formada pela diretora Heloísa de Souza, a assistente social Poliana Borchardt, psicóloga Fernanda Miranda Cavalcante, enfermeira Jéssica Jaconi, técnica de enfermagem Selma Vaz e os médicos Guilherme Andrade e Abrahim Chamma.
Equipe
?Este aumento mostra que as pessoas estão procurando cada vez mais o Sae para fazer o teste rápido, que em 20 minutos mostra se a pessoa é portadora de HIV, sífilis, ou hepatites virais B e C, e o tratamento; mas por outro lado alerta que as pessoas não estão usando o preservativo, que é a proteção mais eficaz contra as IST/HIV/Aids e deve ser usado desde o início da penetração ou do sexo oral, pois caso o parceiro/parceira possua alguma IST já é transmitida no contato com a secreção inicial?, afirmou a psicóloga responsável pelo atendimento de aconselhamento no Sae, Fernanda Miranda Cavalcante.
Atendimento
No Sae, a pessoa que faz o teste rápido e tem diagnóstico positivo passa pelo atendimento de aconselhamento e pela assistente social, onde recebe todas as informações sobre os benefícios e tratamento. De acordo com a equipe, nem todas as pessoas portadoras de HIV desenvolvem a doença, por isso, o quanto antes a pessoa procurar o tratamento mais chance tem de evitar que o vírus de multiplique e diminua a imunidade, causando infecções oportunistas. O paciente retira todo mês a medicação no Sae gratuitamente.
Assistência
O Sae foi criado em 1993 como ambulatório. O serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na rua Porto Velho, nº 2319, no bairro Dom Bosco em Ji-Paraná. Segundo a equipe, o Sae é um serviço de saúde que realiza ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou Aids e seus familiares. As pessoas que tiverem interesse em adquirir maiores informações sobre os serviços oferecidos no local deverão entrar em contato com a equipe pelo telefone 3416-4187.
ARR
Pelo segundo ano consecutivo a Associação Rural de Rondônia (ARR), promotora da 37ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial deJi-Paraná (Expojipa), realiza o Desafio do Bem em prol do HospitalSanta Marcelina, de Porto Velho, no dia 16 de julho. A ação busca angariar recursos para manutenção das atividades no hospital. A instituição realiza em média de 200 mil atendimentos por ano, sendo 50% do interior do estado.
Desafio do Bem
A ação se caracteriza no momento em que o narrador lançaa todos os presentes na arena do Parque de Exposições o desafio de realizar uma doação, independentemente do valor. Nesse momento, a equipe do hospital vai repassando o chapéu e recolhendo as doações,que já tem destino certo.
Trabalho
?É impossível não se sensibilizar com o trabalhado das irmãs daCongregação de Santa Marcelina. São mais de 40 anos de serviçosprestados em Rondônia. Hoje a grandeza de nossa festa, não estásimplesmente nos shows e rodeios, e sim no apoio as entidades
assistências. Foi assim com a Apae, com o Grupo de Apoio aosPortadores de Câncer (GAPC) e Santa Casa de Misericórdia. E agora como Hospital Santa Marcelina?, ressaltou Sérgio Ferreira, secretárioexecutivo da ARR....