Correio Popular Notícia



SENSIBILIZAÇÃO
Órgãos ambientais realizam pit stop sobre queimadas

Data da notícia: 2016-07-13 10:07:47
Foto:

(Da Redação) Para evitar queimadas em terrenos baldios nesta época do ano, a Secretaria de Meio Ambiente de Ji-Paraná (Semeia), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Polícia Militar Ambiental, Universidade Federal de Rondônia, Ifro e a ONG Amparo Animal realizam uma série de ações para coibir o problema.

Ontem pela manhã, um pit stop foi realizado no semáforo na avenida Marechal Rondon esquina com a rua dos Mineiros, no bairro 2 de Abril. Nele, foram entregues panfletos com informações de como evitar as queimadas e como denunciar.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Laline Garcia Gomes, as queimadas acabam com a biodiversidade, matam plantas, animais e os microorganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico. A prática de colocar fogo é crime.

A campanha de conscientização vai mais além do que a realização de pit stop, a equipe da Semeia com parcerias, visita os principais bairros onde ocorrem maior incidência de queimadas para punir com multas pessoas que colocam fogo. Até mesmo os donos de terrenos baldios que estiverem sujos serão multados.

Segundo Meire Zanetin, bióloga coordenadora da Defesa Civil, nesse período de seca muitas pessoas colocam fogo no lixo domestico e também em terrenos achando que estão fazendo uma limpeza. Segundo ela, a fumaça produz folículos que prejudicam a saúde de todas as pessoas, porém, os mais afetados são crianças e idosos com baixa imunidade.

?Em alguns locais, as pessoas não conseguem nem respirar, por isso, essa ação de conscientização, para evitar esses problemas?, assegurou Meire Zanetin.

No pit stop, a dona de casa Maria Conceição Reis, que é mãe de duas crianças, disse que não aguenta mais levar os filhos a unidades de saúde. Ela afirmou que a fumaça tem prejudicado a saúde das crianças, que foi necessário comprar um aparelho de inalação para ajudar no tratamento.

?Eu não suporto mais ver meus filhos doentes por casa da fumaça das queimadas, eu parabenizo a equipe da Semeia e a Polícia Ambiental por realizar o pit stop para acabar com esse problema. Tomara que as pessoas tenham a consciência que o fogo prejudica a saúde e o meio ambiente?, comentou Maria Conceição.

As denuncias sobre queimadas e de terrenos sujos podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente localizada na av. Menezes Filhos no bairro 2 de Abril, ou pelo telefone 3411-4204.

Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1134 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.