Garota de Ji-Paraná é presa com 6 kg de coca
(Correio Braziliense) Depois de dois holandeses presos em 8 e 9 de fevereiro, cada um com mais de 5kg da droga, no domingo o flagrante foi contra uma brasileira. Uma jovem de 17 anos, que viajava de Ji-Paraná (RO) para São Paulo, com escala na capital, carregava na mala 6,8kg de cocaína ? a maior quantidade interceptada este ano no terminal aéreo.
A moça foi encaminhada para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) depois de passar por um interrogatório no Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios. O MPDFT deve se posicionar em relação ao caso nos próximos dias, mas é grande a possibilidade de que a jovem continue detida por 45 dias no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), onde ela aguarda a decisão por ter sido apreendida em flagrante.
O promotor da Infância e Juventude do MPDFT Anderson Pereira de Andrade acredita que, pela quantidade de droga apreendida, a jovem deve permanecer detida. Segundo a delegada Eliane Clemente, da DCA, a ocorrência é rara. ?Estou à frente da delegacia desde agosto de 2007 e nunca recebi um caso como esse?, disse. Os casos de jovens brasilienses pegos enquanto negociam drogas nas ruas da cidade, contudo, são corriqueiros. Apesar das suspeitas, a delegada afirma que não é possível falar em coação de adultos para o comércio de drogas por adolescentes.
CONEXÃO - O resultado foi sentido naquele mesmo ano, quando foram apreendidos 43kg de maconha e 210kg do pó branco derivado da folha de coca. Durante o ano de 2009, foram 120kg da erva contra 139kg de cocaína. O rumo tomado pela adolescente presa no domingo confirma o caminho feito pela droga no Brasil. As ?mulas? pegam a cocaína em estados como Roraima, Acre e Rondônia e usam o aeroporto de Brasília para conexões com o Sul e o Sudeste. Há 20 vôos diários do Norte para a capital.
Um holandês de 38 anos foi preso no último dia 9 com 5,1kg de cocaína presos ao corpo, na segunda maior apreensão de droga do aeroporto este ano. A equipe da PF desconfiou do rapaz por ele estar inquieto e vestir roupas muito largas. O homem vinha de Belém e seguia para São Paulo, mas o destino da droga não foi revelado. Um dia antes, uma mulher, também holandesa, foi pega tentando embarcar para a Holanda com dois pacotes de cocaína escondidos em um fundo falso de sua bagagem.
...