Correio Popular Notícia



PRESIDENTE MÉDICI
Educação inicia quinto módulo do Projeto Açaí III

Data da notícia: 2016-07-28 09:54:28
Foto:

(Da Redação) O 5º Módulo do Projeto Açaí III, destinado à formação de professores indígenas, foi aberto na última segunda-feira (25), em Presidente Médici, pela secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli. O evento contou com a participação do conselheiro e coordenador Indígena da Seduc, cacique Antônio Puruborá; e mais 130 alunos indígenas.

Na ocasião, o cacique Puruborá destacou o trabalho que o governo realiza na educação de Rondônia em prol da melhoria da qualidade do ensino no estado. Ele ainda citou a autorização do governador Confúcio Moura para implantação do ensino médio com mediação tecnológica na educação indígena.

?Hoje estamos felizes porque as aldeias estão sendo contempladas com o ensino médio, e os índios não precisam sair para a cidade em busca de estudo. Agradeço ao governador e à secretária?, afirmou Antônio Puruborá.

Financiado pelo Ministério da Educação, com a contrapartida do governo estadual, o Açaí oferece a formação em magistério àqueles que pretendem atuar como docentes no ensino fundamental em terras indígenas.

O módulo V [de um total de dez] engloba identidade étnica e histórica, física, inglês, história da educação, sociologia, língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos do ensino infantil, história, geografia geral, arte, educação física, e conhecimentos didáticos e pedagógicos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a mais recente.

A primeira formação denominada Projeto Açaí I durou de 2000 a 2006, formando 119 docentes; o Açaí II foi de 2009 a 2014, com 114 docentes; em 2015, o Açaí III matriculou 120 cursistas.

Segundo a coordenadora pedagógica, Edneuza Gonçalves Silva, houve pouca desistência. ?Só mesmo daqueles que foram cursar licenciatura em educação básica intercultural no campus da Unir (Universidade Federal de Rondônia) em Ji-Paraná?.

Posse
A Seduc empossou mais um grupo de professores indígenas. No total, 313 professores foram contratados. Alguns já trabalhavam em caráter emergencial.

Atualmente, o estado tem 107 escolas indígenas, com 3,5 mil alunos. O ensino indígena foi transferido há duas décadas, da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o governo de Rondônia. Recentemente, o governo efetivou a maioria dos 313 professores concursados de 2015, que já trabalhavam na condição de emergenciais.

Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1250 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.