Correio Popular Notícia



SERINGUEIRAS
Ações do Incra podem resolver impasse em fazenda

Data da notícia: 2016-08-04 09:46:49
Foto:

(Da Redação) O superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cletho Muniz de Brito, o Brito do Incra, foi recebido na última terça-feira (2), pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), os deputados estaduais José Lebrão (PMDB), Laerte Gomes (PSDB) e Ezequiel Junior (PSDC).

Em pauta, a apresentação das ações do órgão para mediar a tensão criada na região da BR 429, após a invasão da fazenda Bom Futuro, localizada na linha 14, km 3, em Seringueiras, a 560 km de Porto Velho, por cerca de 200 integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), desde o último dia 17.

O presidente da Casa e os deputados Lebrão e Laerte, juntamente com Brito, participaram na semana passada, em São Miguel do Guaporé, de uma reunião para tratar do caso. ?Foi uma ação visando mediar o conflito e diminuir a tensão na região?, relatou Maurão de Carvalho.

Segundo Brito, após a reunião, os fazendeiros desobstruíram a BR 429, aguardando pelas ações dos órgãos oficiais. ?Também fui ao acampamento e conversei com as lideranças dos acampados, com muita dificuldade. Expusemos a situação fundiária da área, com 11 mil hectares e mostramos que o Incra não podia intervir, pois há uma ação na justiça em relação à titulação da propriedade?, explicou.

Ainda de acordo com o superintendente, foi feita uma proposta para que as famílias deixassem a área. Os invasores seguem acampados na Bom Futuro, mas há uma expectativa de que saiam do local ainda esta semana.

?Assumi o compromisso de buscar um local para assentá-las. Para evitar um despejo, uma situação que envolve riscos de confrontos. São três áreas que estamos negociando, mas isso leva no mínimo seis meses?, completou.

Títulos entregues
Cletho Brito reforçou que o Incra busca áreas para assentar essas e outras famílias. Ele anunciou que nos próximos dias fará a entrega de cerca de três mil títulos em Rondônia. ?Há 13 anos que não se entrega um único título, o que acaba gerando instabilidade no campo?, admitiu. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1273 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.