EDUCAÇÃO
Prefeitura entrega kits à coordenação do Proerd
(Da Redação) ?Estamos muito contentes e nos sentindo prestigiados, pois dessa vez os kits do Proerd vieram antes mesmo de iniciarmos os trabalhos nas escolas. Assim, com todo o material em mãos, antecipadamente, fica muito mais fácil para desenvolvermos nosso trabalho?, elogiou a coordenadora tenente Benifica do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência ? Proerd do 2º Batalhão de Polícia Militar de Ji-Paraná.
Os kits foram entregues na sexta-feira (5) no gabinete da secretária municipal de Educação, Leiva Custódio Pereira. O secretário municipal de Governo, Ari Saraiva participou da cerimônia em nome do prefeito Jesualdo Pires (PSB).
Cada kit contém camiseta e boné personalizados, o livro do Estudante currículo do 5º ano, certificado de conclusão de curso, convite da formatura para ser enviado aos pais e medalhas a serem distribuídas aos alunos destaques do programa. Ao todo serão entregues cerca de 800 kits.
O Proerd tem entre quatro e seis meses de duração com uma hora/aula semanal para cada turma. Nas aulas, são repassadas aos alunos noções do perigo que as drogas representam e como dizer não a elas. Também trabalha de forma lúdica atividades em grupos, noções de direito e cidadania, além da busca por uma sociedade pacífica, o mais distante possível da violência.
De acordo com a tenente Benfica, serão quase 700 alunos de 12 escolas da rede municipal de ensino participando Proerd no segundo semestre de 2016.
De fora
Com tristeza, a tenente Benfica explicou que ao menos três escolas terão que ficar de fora do Proerd por causa da falta de efetivo no 2º BPM. Parte por causa do deslocamento de policiais para outras regiões do país, parte por policiais de Ji-Paraná estarem fazendo curso de graduação em outros municípios de Rondônia. Dos dez policiais da equipe, três não poderão aturar no programa.
?Perdemos três instrutores devido à falta de efetivo, mas a equipe que ficou é muito comprometida e pegamos como missão levar a prevenção para as nossas crianças?, garantiu a tentente, ao destacar que ?esse apoio de vocês [administração municipal] é essencial, ficamos muito contentes de poder estar fazendo um pouco mais, até porque polícia não é para oprimir, polícia é prevenção?.
Um sonho possível
?A qualidade do que fazemos é a mesma. E agora com o apoio da prefeitura fica melhor ainda. Não precisar ficar correndo atrás disso ou daquilo para chegar na hora ter que dizer para a criança que não vai receber a camiseta ou o boné. É complicado. Trabalhamos com crianças realmente carentes e às vezes uma camiseta que ele ganha ele usa como uniforme da escola por muito tempo. A gente percebe o orgulho com que ele usa a camiseta, o boné (?) sem contar que isso é propaganda positiva para o programa. Nós vivemos de sonhos e levamos esse sonho para o coração da criança na escola. O sonho de uma sociedade melhor para se viver?, explicou o soldado e instrutor do Proerd, PM Barboza.
A secretária Leiva fez questão de expor a intenção da Semed de fazer com que o Proerd venha a fazer parte do plano pedagógico das escolas municipais com o intuito de, segundo ela, ?institucionalizar o programa, o que facilitaria em muito a realização dele, principalmente no que se refere aos trâmites legais, à logística?.
?O Proerd não é da Polícia Militar, o Proerd é de todos nós, é da família ji-paranaense. O instrutor PM muitas vezes fala com a criança estudante sobre assuntos que a própria família não consegue ou não tem coragem de falar. Isso é muito importante para prevenirmos nossas crianças contra as drogas, a violência?, avaliou Leiva Custódio.
Com informações da Assessoria....