Correio Popular Notícia



COSTA MARQUES
Moradores reclamam da frequente falta de energia

Data da notícia: 2016-08-05 19:50:29
Foto:

(Josias Brito) Moradores de vários bairros de Costa Marques estão insatisfeitos com os serviços prestados pela Central Elétrica Brasileiras S.A (Eletrobras), distribuidora Rondônia, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município. São recorrentes as reclamações da falta de energia.

A população denunciou que a energia cai, em média, duas vezes por dia, sempre à noite. ?Geralmente é perto das 20 horas, quando tem alguém tomando banho. Atinge a cidade inteira, mas é algo que não deveria acontecer?, destacou a comerciante Maria do Rosário Silva.

Ela acredita que como Costa Marques é um município longe dos principais centros, é atendido pelo sistema de geração de motores a diesel e não por meio da linha da transmissão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS). ?Esse sistema [termelétrico] é muito antigo, o que ocasiona os problemas?, comentou.

O produtor rural Evandro Souza disse que perdeu mais de 170 litros de leite em dia. Segundo ele, por causa da falta de energia elétrica não consegue conservar o produto. ?O prejuízo que tenho diário é enorme. Não consigo manter o leite refrigerado e, sendo assim, ele se perde e preciso descartá-lo. Estamos sofrendo muito com esse problema?, ressaltou.

As falhas no fornecimento de energia nos últimos dias vêm causando prejuízos à economia local, além de riscos à vida, à saúde e à segurança dos moradores.

Segundo o Ministério Público (MP), as interrupções fizeram com que o comércio local sofresse a perda de produtos pela falta de refrigeração. A Delegacia de Polícia Civil, por sua vez, ficou impossibilitada de registrar ocorrências e autos de prisão em flagrantes.

Por isso, agentes tiveram que se deslocar até São Francisco do Guaporé, a 100 km de distância, para realizar os serviços. Na Unidade Mista de Saúde, o estoque de vacinas corre o risco de perecer.

O MP informou que os transtornos decorrentes da não prestação adequada do serviço de fornecimento de energia elétrica ocorrem desde 2013. Naquele ano, em um único mês, foram registrados 11 dias em que o serviço foi interrompido de forma abrupta. As falhas persistem até os dias atuais.

Providência
O presidente da Câmara de Vereadores de Costa Marques, vereador Clebson Gonçalves da Silva (PSDB), esteve em Porto Velho, nesta semana, para uma audiência com o assessor do presidente da Eletrobras Rondônia, engenheiro Josieldo Pereira, para solicitar providências para as constantes falta de energia,
De acordo com Clebson Gonçalves da Silva, foram solicitadas providências para solução da falta de energia elétrica em Costa Marques, considerado um caos pela população. ?Estive com o técnico da Eletrobras e o Grupo Rovema, empresa responsável pela prestação do serviço no município, para tentar sanar a situação e saí satisfeito com o resultado?, disse.

O vereador protocolo oficio em ambas as empresas, pedindo providências imediatas para as constantes queda de energia na cidade. ?Nossa solicitação deverá ser atendida nos próximos dias?, destacou.

O técnico da Eletrobras, Josieldo Pereira, justificou que o problema da falta de luz é devido ao motor estar operando com problemas mecânicos. Uma nova peça foi adquirida e está sendo aguardada a liberação para ser transportada para a cidade e realizada a substituição.

?Estamos esperando a liberação da peça [do motor] no posto da alfândega em Manaus, e aguardando a liberação para substituição no município?, enfatizou Josieldo Pereira. Ele garantiu que serão tomadas as medidas necessárias para diminuir o problema da falta de energia elétrica em Costa Marque, já na próxima semana.

Fonte:






Noticia vista 1365 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.