JI-PARANÁ
Seminário discute métodos de educação no campo
(Da Redação) Dois dias de palestras sobre a educação no campo acontecem em Ji-Paraná. O 'Seminário de Educação do Campo' está na quarta edição e gera uma discussão entre pais, alunos, gestores escolares e governantes. O evento acontece na escola Ulisses Matosinho, na RO 135. Começou na terça-feira e termina hoje (10).
O debate aborda temas que apontam a educação no campo como diferenciada, não sendo igual ao ensino que acontece na cidade. Para a diretora, Maria Aparecida Gomes da Silva, as discussões geram um grande avanço para educação no campo e quebra o tabu que antes existia entre a comunidade e escola.
A diretora explicou que a partir de conversas foi possível encontrar uma maneira de mostrar que não é necessário sair da área rural para crescer e incentivar os alunos a permanecerem dentro de suas propriedades.
?Antigamente nossos alunos terminavam o ensino fundamental e vinham para cidade. Acabavam indo e ficando na cidade. Hoje, eles só saem para fazer a faculdade, mas querem voltar e investir no que é deles?, garantiu a diretora.
Das discussões que aconteceram nos seminários de outros anos, surgiu o projeto Educampo. De acordo com a coordenadora Janete de Araújo, duas escolas já implantaram o projeto e cerca de 80 alunos, do 6º ao 9º ano, estão envolvidos. Outras duas escolas têm previsão de incluí-lo.
?O projeto é diferenciado. Ele alterna o conhecimento teórico com a prática na propriedade dos próprios alunos, eles se complementam. O aluno confirma que o que aprendeu na escola é verdadeiro?, afirma.
Com informações de Pâmela Fernandes/G1....