Correio Popular Notícia



TECNOLOGIA
Rondônia recebe estação de monitoramento de meteoros

Data da notícia: 2016-08-12 18:38:43
Foto:

(Josias Brito) O céu noturno está em constante movimento e além de planetas e nebulosas é possível observar meteoros. Mais ainda se for época das chamadas \'chuvas de meteoros\', quando a intensidade deles é ainda maior.

Para não perder nenhum deles podem ser usados aparelhos simples como computador e câmera que ajudam na observação destes corpos celestes. Pensando em acompanhar esses fenômenos naturais, na noite da última quinta-feira (11), foi concluída a ativação da primeira estação de monitoramento de meteoros do estado de Rondônia.

O empresário Alysson Tomborelli, associado a rede Exoss, começou as capturas na cidade de Ji-Paraná das primeiras imagens da via Láctea, e já registrou um meteoro nos céus rondonienses.

Segundo o empresário, Rondônia tem importância estratégica para os estudos da rede, pois poderá registrar os radiantes que são mais visíveis no hemisfério norte, como a chuva perseidas, podendo assim aumentar a qualidade dos dados que é objetivo científico de todos os associados.

Alysson Tomborelli afirmou que está prevista uma outra estação na cidade de Espigão do Oeste, do associado Jhonatan Rocha, que está em fase de implantação, e fará o pareamento com a estação de Ji-Paraná.

Estações
São as chamadas Estações Exoss. A Exossramon é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é desenvolver e operar uma rede para o monitoramento de meteoros, com o objetivo de produzir e fornecer dados científicos à comunidade pela análise de suas capturas, que são realizadas por estações de monitoramento.

Desta forma, ela visa figurar como a maior rede de monitoramento de meteoros, além de tornar-se uma referência como uma rede que alia a qualidade ao uso de equipamentos acessíveis e de baixo custo.

A rede surgiu no momento em que parte dos fundadores da antiga rede de monitoramento de meteoros juntamente com alguns outros membros entenderam que não era mais possível seguir com os objetivos iniciais, e resolveram assim se unir na criação de uma nova rede com os objetivos específicos que valorizasse o desenvolvimento científico e social.

Fonte:






Noticia vista 1238 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.