Correio Popular Notícia



PADROEIRO
Ji-Paraná tem 1º feriado de Dom Bosco sem templo

Data da notícia: 2016-08-15 18:48:38
Foto:

Desde que foi instituído o feriado municipal em homenagem ao padroeiro da cidade, São João Bosco, em 16 de outubro de 1985, esta é a primeira vez que as celebrações da data acontecerão sem a catedral dedicada ao santo protetor. O prédio foi demolido em 25 de julho de 2016 pela Diocese de Ji-Paraná com autorização do Ministério Público Estadual (MPE).
A lei municipal nº 066, estabelecendo o feriado, foi assinada em 6 de setembro de 1985 pelo prefeito em exercício de Ji-Paraná, Valdemar Camata.
A catedral de São João Bosco começou a ser construída no fim da década de 1960 para substituir a antiga capela de madeira, erguida no começo dos anos 50, dedicada ao mesmo santo, pelo padre alemão Adolfo Rohl.
A Paróquia de São João Bosco foi criada em 27 de setembro de 1964 pelo bispo prelato de Porto Velho D. João Batista Costa. Adolfo Rohl foi nomeado o primeiro vigário da paróquia e o padre Angelo Spadari como vigário cooperador. O Distrito de Rondônia (ou Vila de Rondônia) tinha na época 4.500 habitantes.
Em 2012, com a apresentação do projeto nova da catedral, começaram os movimentos prós e contra. Depois de vencer várias ações na Justiça, a Diocese de Ji-Paraná conseguiu autorização para demolição do antigo templo, alegando que o risco de o prédio desabar era iminente. Laudos do Corpo de Bombeiros colaboram para a decisão do MPE. O valor divulgado para construção da nova matriz é de R$ 4 milhões.
Dom Bosco foi um sacerdote católico italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales e proclamado santo em 1934. Nasceu João Melchior Bosco em 16 de agosto de 1815, Castelnuovo Don Bosco, Itália, e foi aclamado pelo papa (São) João Paulo II como o "Pai e Mestre da Juventude". Faleceu no dia 31 de janeiro de 1888, na cidade de Turim, também na Itália.
De acordo com programação divulgada pela Diocese de Ji-Paraná, a ?Festa em honra a São João Bosco? começou com a peregrinação das imagens de Dom Bosco e Nossa Senhora pelas comunidades católicas urbanas do município. Na segunda-feira (15), as imagens chegaram à Paróquia São Sebastião (2º Distrito).
Da mesma paróquia, na manhã do dia 16, haverá concentração de fiéis para uma carreata até o Centro Diocesano de Formação (CDF), no bairro Dom Bosco (1º Distrito), onde será celebrada missa solene às 11 horas.

Fonte:






Noticia vista 1247 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.