Correio Popular Notícia



CONSCIENTIZAÇÃO
Ji-Paraná está queimando mais em 2016

Data da notícia: 2016-08-18 10:26:29
Foto:

(Josias Brito) Ji-Paraná, a exemplo de todo o estado de Rondônia, teve muita chuva nos primeiros meses deste ano, mas desde de junho que o tempo está predominante seco. Ontem (17) até choveu, mas em poucas áreas a redor do município.

A prolongada falta de chuva deixa a vegetação ressecada, facilitando a proliferação de focos de queimada. Quase no fim do período de estiagem e o município tem um número assustador de focos de fogo contabilizado durante 2016, lembra a equipe da Defesa Civil.

Pela estatística da equipe de fiscalização, foram identificados mais de mil focos na cidade nos últimos meses, aumentado o alerta de perigo na área urbana.

O maior vilão do fogo em Ji-Paraná, até agora, foi o este mês de agosto. As temperaturas extremamente elevadas e a falta de chuva fizeram com que as queimadas se proliferassem antes e em maior quantidade do que o normal para a época.

Não é a falta de fiscalização que contribuiu para o elevado aumento no número de queimadas na região de Ji-Paraná. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), coordenar nos cinco meses de estiagem, uma série de ações conscientizando a população a respeito do combate às queimadas urbanas, cujas ocorrências continuam registrando números preocupantes.

A programação, já realizada com êxito no ano passado, tem sido realizada através de blitze educativas em que funcionários, estagiários e voluntários da Semeia, juntamente com representantes das polícias Militar e Ambiental de Ji-Paraná, estão entregando milhares de panfletos a motoristas e pedestres.

Os trabalhos de conscientização e punições, já realizados com êxito desde do ano passado, estão sendo mais efetivos, segundo informações da Sedam e Semeia. As ações de conscientização acontecem na cidade desde 2013. Neste ano, os trabalhos continuaram com palestras e ações voltadas para a educação ambiental, de acordo com secretária da Semeia, Laline Garcia Gomes.

"Quando recebermos a denúncia, vamos até o local e constataremos se houve a queima. Constatado o crime, o proprietário será localizado e responsabilizado por não manter o local limpo. Se for ele quem colocou fogo, será punido por queima e falta de limpeza na propriedade", assegurou a secretária.

As multas aplicadas aos responsáveis pelas queimadas variam. A população pode ser responsabilizada inclusive por pequenas queimadas de lixo em casa. Segundo a gerente regional da Sedam, Kátia Casula, as punições pelo crime estão sendo mais efetivas.

"Há necessidade de entrarmos com as punições para que a pessoa entenda, de uma vez por todas, que a lei não autoriza esse tipo de ato", afirmou a gerente.

Neste ano, não será mais permitida nenhum tipo de queimadas, nem mesmo as controladas, segundo Kátia Casula. A secretaria entendeu que não havia controle durante a ação e o fogo invadia áreas de preservação permanente.

Alerta
As constantes queimadas em Rondônia estão deixando vários municípios em situação de alerta para os prejuízos que podem causar a população e motoristas. Em muitos pontos da BR-364, há sinais de que a vegetação foi queimada ou está incendiando. Na região de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, o 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros tem registrado focos de incêndios urbanos e à margem da rodovia federal.

Uma das últimas ocorrências em que os bombeiros foram acionados, a guarnição seguiu até a curva da balança do Dnit, onde um fogo na vegetação às margens da rodovia ganhou proporções preocupantes. Labaredas atingiram o acostamento da pista, reduzindo o grau de visibilidade e prejudicando a segurança de quem trafegava pelo local. O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o incêndio, porém não identificou as causas.

Seca continua
Os ji-paranaenses vão passar por mais alguns dias com tempo seco. A chance de alguma chuva é praticamente nula, ao menos até o início do mês de setembro, mês que inicia o inverno amazônico. Uma frente fria deve passar pela cidade nos próximos dias, segundo dados do Clima Tempo, mas por enquanto, a previsão é de que a chuva da frente fria ocorra em poucas áreas do estado e não especificamente no município.

Fonte:






Noticia vista 1240 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.