Operação desmantela quadrilha e recupera 11 veículos roubados
Uma operação denominada "Eixo Central", formada por policiais civis e integrantes do Serviço Reservado de Ji-Paraná e Cacoal, sob o comando da delegada, Renata Stela, que preside o inquérito, e chefiada pelo investigador, Saulo Gomes, resultou em 10 mandados de prisão, sendo 9 deles já cumpridos. Todos são acusados dos crimes de roubo, receptação, estelionato e adulteração de chassi. Durante a operação, foram recuperados 11 veículos de diferentes marcas e modelos, localizados em cinco municípios. Vanderlei de Oliveira é apontado como o chefe da quadrilha, sendo ele e outros seis presos residentes em São Miguel do Guaporé.
As investigações, de acordo com Saulo Gomes deram início em 20 de janeiro deste ano, após várias ocorrências de roubos de veículos na região central do Estado, sendo todos praticados, segundo a polícia, com as mesmas características. Após tomar conhecimento da ocorrência 4.821/09, os investigadores chegaram a Vanderlei e sua esposa, Malvina de Oliveira, resultando na identificação e prisão dos demais integrantes do bando.
Com a prisão do casal, a delegada, Renata Stela, que preside o inquérito, determinou aos investigadores a localização e prisão dos outros acusados. Dez mandados de prisão foram autorizadas. Aos poucos, os veículos foram localizados e apreendidos, estando entre eles um caminhão caçamba, dois caminhões já desmontados, duas F-4000, uma F-1000, um Gol, um Fiat, uma motocicleta, um Opala e até mesmo um trator agrícola, localizados nas cidades de Cacoal, Jaru, São Miguel e Seringueiras.
PRISÕES - Com a recuperação dos veículos, os acusados também foram sendo identificados e presos um a um, sendo eles: Robson Lázaro da Silva, Paulo Sérgio de Freitas (Paulo Sapão), Malvina Oliveira, José Roberto Chagas, Anderson Araújo dos Santos, Vanderlei de Oliveira (esposo de Malvina), Romário Casagrande, Horácio Brandão e Antônio Procópio. Também foi expedido mandando de prisão contra a pessoa, de Gilmar Caetano que encontra-se foragido.
ROUBOS - Segundo as investigações, os carros ou motos eram furtados ou roubados, e em seguida levados para São Miguel do Guaporé, onde tinham suas características modificadas como adulteração no chassi e pinturas. Trabalho feito por Vanderlei de Oliveira. Dois dos veículos roubados eram de Ji-Paraná,. Outros dois foram levados para Jaru, sendo encontrados em poder de um receptador. "Acreditamos que conseguimos desarticular uma das maiores quadrilhas de ladrões de carros e motos do interior do Estado. Esse resultado, somente foi possível graças a união entre Polícia Civil e Militar das cidades de São Miguel, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Seringueiras, Jaru e Ji-Paraná", disse o investigador, Saulo Gomes.
...