Secretário de Agricultura busca alternativas para desenvolver a piscicultura em Rondônia
(Da Redação) O secretário estadual de Agricultura Carlos Magno viajou esta semana a Brasília, para participar ontem (20) de uma audiência com o ministro da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin. O objetivo de Magno é buscar alternativas e recursos para desenvolver a piscicultura em Rondônia.
Por determinação do governador, hoje Rondônia possui importantes projetos que apóiam o desenvolvimento sustentável da piscicultura, como por exemplo do Promec-Peixe, que disponibiliza equipamentos para a escavação de tanques em pequenas propriedades. O projeto é executado pela Seagri em parceria com a Emater em todo o estado, e com o Sebrae nas regiões central e sul, e tem como foco viabilizar a piscicultura através da participação de todos os elos da cadeia produtiva.
As diversas experiências tem dado certo tanto na criação de tambaquis em cativeiro, como também revelou boas perspectivas de crescimento da criação de pirarucus. ?É preciso uma política consistente de longo prazo para que possamos estruturar as ações técnicas e atingir todo o potencial de produção do nosso estado, que é muito forte no aspecto da pesca e aqüicultura?, analisou Carlos Magno.
O próximo passo para capacitar e desenvolver a piscicultura em Rondônia, segundo o secretário de Agricultura, foi o que motivou a viagem: buscar recursos federais. ?É preciso ampliar o setor pesqueiro e fomentar as atividades correlacionadas, como a pesquisa de espécies, por exemplo. Para isso precisamos do apoio do Governo Federal, que serão utilizados em investimentos de infra-estrutura de produção, transporte e comercialização, além de capacitação e assistência técnica para os piscicultores?, disse Carlos Magno.
O secretário ainda destacou que ?a piscicultura é uma grande oportunidade para gerar renda, emprego e qualidade de vida, respeitando a biodiversidade e as questões ambientais e gerando mais renda ao homem do campo?.
...