Fundação Cultural recebe piano de cauda em evento no Teatro Dominguinhos
(Da Redação) A Escola de Música Valter Bártolo, da Fundação Cultural de Ji-Paraná, recebeu na quinta-feira (1) a doação de um piano de cauda, em uma solenidade ocorrida no Teatro Dominguinhos.
O instrumento foi adquirido a partir de uma emenda parlamentar do deputado Airton Gurgacz, no valor de R$ 45 mil, e, agora, será empregado nas aulas gratuitas de aprendizado musical disponibilizadas aos ji-paranaenses pelos professores da entidade.
Segundo a presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa, o município passa a ser o único do interior de Rondônia a contar com um piano de cauda, enriquecendo muito o acervo de instrumentos utilizados pela escola.
A solenidade de entrega do piano contou com a presença do secretário de Governo, Ari Saraiva, do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT) e da própria presidente da Fundação. A plateia, que acompanhou a apresentação, ouviu a primeira audição do instrumento, considerado um dos mais versáteis do mundo.
NOTORIEDADE
O piano apareceu na Itália, no século 18, mas foi na Inglaterra e, sobretudo, na Alemanha, que ele foi aperfeiçoado. Muito utilizado na música ocidental em performances solo e de acompanhamento ele é empregado com frequência para compor canções e ganhou notoriedade nas mãos de gênios da música clássica como Mozart.
No Brasil, o piano, palavra que em italiano quer dizer ?suavemente? ? também tornou-se personagem importante na evolução da nossa música popular brasileira, ocupando papel de destaque na bossa nova, ao lado do violão, e servindo ao talento de artistas imortais como Antonio Carlos Jobim. Com informações da Assessoria....