Correio Popular Notícia



GREVE
População terá alternativas para fazer pagamento de contas

Data da notícia: 2016-09-06 18:12:41
Foto:

(Da Redação) Mais de 90% dos bancários de Rondônia, seguindo a determinação nacional, iniciaram ontem (6), uma greve por tempo indeterminado para pressionar o sindicato patronal na campanha salarial unificada, em que os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 14,78% - ou 5% de aumento se descontada a inflação.

Os bancários de Rondônia aderiram à greve nacional da categoria e paralisaram as atividades. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (Seeb-RO), José Pinheiro, nenhuma agência do estado está realizando procedimentos bancários, somente os caixas eletrônicos estão funcionando para a retirada de dinheiro e depósito.

O presidente do Seeb diz que as principais reinvidicações são por 14,78% de ajuste salarial, novas contratações e menos demissões. "Já tentamos negociar com banqueiros em agosto. Como não obtivemos acordo em nenhuma das cinco rodadas, decidimos aderir a greve nacional por tempo indeterminado", explicou Pinheiro.

Para o aposentado Nicodemos Sollys, a greve poderá atrasar o saque da aposentadoria. "Eu só retiro dinheiro no banco, pois já sou idoso e não sei usar o caixa eletrônico e com a greve terei que esperar os bancos voltarem a funcionar para retirar meu dinheiro", afirmou Sollys.

Filas em caixas eletrônicos já podem ser vistas no primeiro dia de greve. Os bancos de todo o estado aderiram ao movimento grevista.

Contas
Apesar dos transtornos causados com a paralisação, o consumidor não pode protelar os pagamentos e deve procurar meios alternativos para quitar suas contas.

Os clientes que não têm cartão para usar o caixa eletrônico podem recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamento que recebem o pagamento de diversas contas.

Para o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa, é preciso entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. Já quem movimenta a conta pela internet ou nos caixas eletrônicos não deve ser afetado pela paralisação.

Aposentados e pensionistas do INSS poderão retirar, como de costume, o dinheiro nos caixas eletrônicos. Entretanto, os aposentados e pensionistas que recebem pela Caixa só poderão retirar o benefício nas casas lotéricas.

O serviço de compensação bancária é considerado atividade essencial pela legislação brasileira e não pode sofrer qualquer paralisação. Portanto, cheques e DOCs devem ter a compensação nos prazos normais estipulados pelo Banco Central.

No caso de pagamento de condomínio por boleto bancário, aqueles que não conseguirem fazer o pagamento por meios eletrônicos devem entrar em contato com a empresa administradora ou com o próprio síndico para que recebam o valor devido.

Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1258 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.