Semas e Ceulji/Ulbra promovem a saúde na terceira idade em OPO
A Semas (Secretaria Municipal de Ação Social) em parceria com acadêmicas do curso de fisioterapia do Ceulji/Ulbra ( Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná) está realizando um trabalho para melhorar a qualidade da saúde dos idosos. As atividades são desenvolvidas no galpão da Semas, localizado no Bosque Municipal.
Na última sexta-feira (11) tiveram início as aulas de alongamento e ginástica. Já na manhã de ontem (15) as acadêmicas do curso de fisioterapia deram continuidade ao atendimento fazendo um trabalho para aferir a glicose, e medir a pressão dos idosos.
Normélia de Jesus, que participa como ouvinte do programa de atendimento ao idoso, se diz muito satisfeita com as novidades e faz questão de elogiar a forma como foi recebida pelo programa: ?eu estou gostando muito, pois, o exercício físico faz bem para a nossa saúde. Eu fui muito bem recebida pelos jovens que trabalham aqui. Gostei de todos eles?, elogiou Normélia.
Para Rose Maria Conceição, cadastrada no programa de atendimento ao idoso, é importante que se destaque as demais atividades que são oferecidas aos idosos: ?no ano passado nossa atividade era só jogar baralho, dançar, e orar. Agora nós temos muito mais opções como palestras sobre a saúde, educação física, aulas de pintura, além deste cuidado maior com a nossa saúde?, destaca Rose.
RESULTADOS - Para Camila Morais, acadêmica de Fisioterapia do Ceulji/Ulbra, as atividades é uma oportunidade para colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula. Camila afirma também que o objetivo deste trabalho é promover a saúde para a terceira idade, que carece ainda mais de certos cuidados: ?nós estamos constatando aqui muitos casos de idosos com a diabete alterada, mas, em compensação a pressão deles está muito boa?, informou Camila.
Segundo Wesley Gonzaga, educador do programa Sentinela e apoiador do trabalho com idosos, o programa tem feito tanto sucesso que além dos idosos cadastrados no programa, muitos outros participam das atividades como ouvintes: ?as vagas já estão limitadas, porque além dos idosos cadastrados, vários outros participam assiduamente, mas, como ouvintes?, conclui Wesley.
...