Prevenção é foco do Carnaval 2009
>Equipes distribuíram preservativos e folders informativos à população
A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná (Semusa), em parceria com o Serviço de Assistência Especializada SAE DST/AIDS, colocou o ?Bloco da Proteção? nas ruas desde ontem (20). Trata-se do início da campanha de prevenção à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis no Carnaval 2009.
Equipes da Saúde e do SAE, em parceria com alunos dos cursos de Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional Delta e SENAC, abordaram os motoristas que aguardavam passagem nos dois lados da ponte sobre o rio Machado. Eles entregaram material educativo (folders) e preservativo aos motoristas e ficou à disposição para tirar dúvidas sobre como se proteger de doenças sexualmente transmissíveis.
No período da noite, o Bloco da Proteção realizou um pit stop no Centro da cidade, próximo ao Center Chopp, também com a distribuição de folders e preservativos. A equipe esteve uniformizada com camisetas da campanha e com faixas informando como se prevenir neste Carnaval.
PRESENÇA NO JIPAFOLIA - Nos três dias de festa, sábado, domingo e segunda-feira, uma equipe da Semusa e SAE DST/AIDS estará com ponto de apoio montado próximo ao Feirão do Produtor, onde haverá o carnaval de rua Jipafolia, com a distribuição de folders e preservativos à população.
A Semusa também colocará à disposição dos foliões uma ambulância e uma equipe composta por três profissionais para o socorro ao Hospital Municipal em caso de emergência nos três dias de festa. No HM também foi montada uma nova escala de trabalho no período noturno e com o dobro de funcionários nos quatro dias de Carnaval.
?Pedimos que a população brinque com responsabilidade, que pule o seu Carnaval sem excesso e esperamos que nada de mais grave aconteça. Porém, estamos prontos para qualquer emergência que por ventura ocorrer?, salientou o secretário de Saúde interino, José Batista da Silva.
...