Governo entrega carteira a artesãos de Ouro Preto
(Da Redação) Em solenidade no auditório da Secretaria Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto do Oeste, o governo de Rondônia fez a entrega da Carteira Nacional do Artesão a 23 profissionais que atuam neste importante seguimento do contexto socioeconômico.
A secretaria regional de Governo, Maria Araújo de Oliveira, representando o governador Confúcio Moura, disse que o cadastramento dos artesãos traz como benefícios mais facilidade na compra de materiais para produção artesanal, incentivo fiscal e apoio para participar de oficinas, feiras e exposições em todos os estados.
Com a carteira nacional, o artesão poderá também participar gratuitamente de feiras regionais agropecuárias. O cadastramento foi intensificado, em 2016, pela Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer de Rondônia (Sejucel), por meio da Coordenadoria Estadual do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Estima-se que 10 mil artesãos atuem nos municípios de Rondônia.
Em Ouro Preto do Oeste, a categoria é organizada pela Associação Litero Cultural de Ouro Preto (Alcop), entidade fundada em1986, que tem como presidente a advogada e artesã Maria Elizabeth Dias Ferreira.
Segundo ela, existem no município cerca de 50 artesões que desenvolvem seus respectivos trabalhos de forma abnegada. A presidente assegurou que a iniciativa do governo rondoniense em fazer o cadastramento é louvável e que a partir dessa iniciativa o artesão vai ter um norte com o apoio governamental.
?Efetivamente, aqui em Ouro Preto [Oeste] nós artesões estamos tendo o apoio por parte da secretária Maria Araújo e sua equipe. Queremos estar neste contexto e todo apoio é bem vindo para o fortalecimento da nossa classe?, analisou Elizabeth Dias, orgulhosa ao receber a carteira de artesã. Com informações da Assessoria....