INSPEÇÃO
Segurança das urnas é prioritária nas Eleições Municipais 2016
(Da Redação) Na última quarta-feira (14), o corregedor regional eleitoral e presidente da Comissão de Votação Paralela do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior, recebeu os membros que compõem a equipe responsável pela auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas nas Eleições Municipais de 2016.
A votação paralela é uma inspeção, utilizada pela Justiça Eleitoral desde 2002, com o intuito de avaliar a segurança do pleito eleitoral no que concerne à captação e contabilização do voto pela urna eletrônica. O procedimento será realizado pelo TRE-RO, sendo que os trabalhos da comissão são públicos, podendo ser acompanhados por qualquer interessado.
?Estamos firmando uma parceria com o Governo do Estado de Rondônia para a utilização das aeronaves públicas do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar, visando o transporte das urnas eletrônicas sorteadas nos municípios do interior, com objetivo de dar maior agilidade aos procedimentos?, registrou o desembargador Walter Waltenberg.
Os membros da Comissão de Votação Paralela destacaram que todo o processo de auditoria é acompanhado por auditores independentes contratados pelo TSE que anotam os votos depositados na urna eletrônica. O procedimento de digitação na urna eletrônica é filmado, com objetivo de ampliar a transparência do procedimento. A votação paralela está regulamentada na Resolução nº 23.458/2015, do Tribunal Superior Eleitoral.
Com informações da Assessoria TRE-RO....