Seminário sobre legislação e Conjuntura Indigenista acontece em Ji-Paraná
(Da Redação) Desde a última terça-feira (27), 50 lideranças indígenas de diversas etnias do estado de Rondônia e sul do Amazonas estão participando do Seminário ?Legislação e Conjuntura Indigenista?, que é organizado pelo Conselho de Missão Entre Povos Indígenas ( COMIN) e Conselho Indigenista Missionário ( CIMI) e assessorado pelo advogado e mestre em direitos indígenas, Luiz Henrique Eloy Amado, do Povo Indígena Terena, do Mato Grosso do Sul.
O seminário está sendo realizado no Centro Diocesano de Formação em Ji-Paraná e discute conquistas de direitos indígenas a partir da Constituição Federal de 1988 e as atuais ameaças a esses direitos.
Segundo a advogada e integrante do COMIN, Jandira keppi, as principais pressões são exercidas especialmente pelo agronegócio, que quer alterar a Constituição Federal para retirar ou restringir direitos indígenas, sobretudo os que dizem respeito à demarcação das terras e exploração das riquezas do solo e subsolo.
Durante o seminário, que encerra na sexta-feira (30), também estão sendo discutidas as realidades das diversas etnias, o enfraquecimento da FUNAI, o preconceito, a falta de políticas públicas condizentes com as realidades indígenas e como podem afetar a sobrevivência física e cultural destes indígenas. Com informações da assessoria- Renata Garcia....