Correio Popular Notícia



VOTAÇÃO
Urnas eletrônicas serão enviadas de helicóptero para aldeias

Data da notícia: 2016-09-29 10:50:34
Foto:

(Da Redação) As urnas das seções eleitorais em aldeias e locais de difícil acesso em Guajará-Mirim e Nova Mamoré serão transportadas de barco e até helicóptero. As aldeias indígenas Rio Negro Ocaia e Santo André receberão as urnas lacradas por via aérea, enquanto que para o Distrito de Surpresa, o transporte será feito de barco.

De acordo com o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral, Diogo Anderson Lopes, a logística já está resolvida. "O transporte será feito por uma empresa contratada para este serviço. Algumas localidades são mais difíceis para serem acessadas, mas não haverá nenhum problema nesse aspecto, pois já temos helicópteros e embarcações disponíveis", ressalta.

Em Guajará-Mirim, serão 122 seções eleitorais em 17 escolas municipais e estaduais, além de 12 seções nas aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas do Rio Pacaás Novos. Já em Nova Mamoré, serão 58 seções em 12 escolas nas zonas urbana e rural.

As urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições do próximo dia 2 de outubro em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, foram lacradas na manhã da última terça-feira (27). A lacração foi realizada no Fórum Eleitoral de Guajará-Mirim, situado no bairro Almirante Tamandaré. No total, 213 urnas receberam as mídias com informações dos candidatos e eleitores de cada zona, 60 delas são reservas.

De acordo com a 1ª Zona Eleitoral, que abrange os dois municípios e distritos rurais próximos, 13 servidores contratados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fizeram o processo de lacração, com apoio de uma equipe técnica de informática da capital. Os lacres foram assinados pelo Juiz Eleitoral Paulo José do Nascimento Fabrício e a Promotora Fernanda Alves.

Importância da Lacração
O chefe de cartório, Lopes, explicou sobre a importância da lacração das urnas e que elas serão instaladas nos locais de votação 24 horas antes da eleição. Segundo ele, por precaução o Fórum irá solicitar que militares do Exército façam a vigilância nos prédios escolares que receberão as urnas.

A lacração é uma cerimônia de grande importância, por isso o lacre é assinado pelo juiz e promotor eleitoral, para mostrar toda a transparência do ato. O processo pode ser acompanhado pelos candidatos e também pela população, conforme edital. Elas só serão encaminhadas aos locais de votação no sábado (1º), ou seja, um dia antes da eleição.

Como a maioria das escolas não têm vigilantes, há uma possibilidade de o TRE pedir a colaboração do Exército para garantir a segurança e evitar imprevistos.

Ainda de acordo com a 1ª Zona Eleitoral, 28.042 eleitores estão aptos a votar em Guajará-Mirim e 16.981 em Nova Mamoré. A quantidade total de eleitores com títulos suspensos ou cancelados que não poderão votar neste ano é de 6.232, somado nos dois municípios. Com informações do TRE/G1.

Fonte:






Noticia vista 1215 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.