Enchente assusta Ji-Paraná
(Da Redação) Desde 2005, Ji-Paraná não enfrenta uma enchente tão rigorosa quanto a deste ano. Durante a madrugada de ontem (25), o nível do rio Machado saltou de 10,71 metros para 11,25 metros. Devido ao relevo pouco acidentado, meio metro a mais de água já resultou em alagamentos distantes até 500 metros do leito do rio.
O Corpo de Bombeiros está removendo famílias ribeirinhas desde o início da semana. De acordo com o sargento Damasceno, além das 40 famílias removidas, já havia mais 14 solicitações de resgate. Damasceno relatou que rios que deságuam no rio Machado e que são de cidades como Cacoal e Rolim de Moura estão subindo mais de 1,5 centímetros por dia. ?Os bairros mais afetados até então são o Duque de Caxias, Primavera, Vila Jotão, São Francisco e Urupá?, afirmou.
Os ribeirinhos que tiveram suas casas invadidas pela água estão sendo instalados nos ginásios de esportes Gerivaldo José de Souza, o Gerivaldão (1° distrito) e no Adão Lamota (2° distrito) e são distribuídos de acordo com a região em que moram. A dona de casa Maria Teixeira da Silva, do bairro São Francisco, teve sua residência alagada. ?Estou aqui no Gerivaldão com meus seis filhos desde terça-feira?, contou. Maria, quando questionada se voltará para sua casa depois das enchentes, respondeu: ?É a única coisa que tenho é a minha casa?.
AÇÕES ? O prefeito José de Abreu Bianco (DEM) esteve reunido ontem com representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, em busca de medidas para amenizar os problemas das famílias que sofrem com a enchente do Rio Machado.
Já foram montadas três centrais de emergências: Ginásios Gerivaldão e Adão Lamota e Fundação Cultural. Os locais servem de ponto de apoio para abrigar famílias e equipes de trabalho. Até a manhã de ontem, segundo informações da Defesa Civil, cerca de 40 famílias já haviam deixado suas casas e estão em residências de familiares. Apenas duas famílias tiveram que se abrigar no Ginásio Gerivaldão.
?Já tomamos todas as providências em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, e aproveitamos para pedir às famílias que não insistam em ficar nas áreas de risco, porque temos toda a estrutura necessária para abrigar as famílias que por ventura ficarem desabrigadas. Vamos pedir a Deus para que a enchente não venha causar mais transtornos e que em breve todos possam voltar a ter sua vida normal? ressaltou Bianco.
A Prefeitura colocou à disposição da comunidade o telefone 0800 647-7980. As equipes de plantão também podem ser acionadas pelo 193 do Corpo de Bombeiros. Pessoas que queiram ajudar as famílias doando roupas usadas ou alimentos podem procurar a Defesa Civil ou ir até os pontos de apoio. Até o fechamento desta edição, não foi constatado nenhum acidente ocasionado pela enchente.
PREVISÃO DO TEMPO - A previsão para Ji- Paraná é de chuvas generalizadas pelo menos até sexta-feira (27), o que pode agravar ainda mais a situação.
Na tarde de segunda-feira (23), chuvas muito fortes ocorreram no interior do município de Pimenta Bueno. O nível dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno está muito elevado; o rio Pimenta, principalmente, que alcançou 7,66 metros no inicio da noite, de acordo com o Corpo de Bombeiros local. Alguns pontos às margens já foram afetados pela cheia. Toda a água acumulada nos dois rios deságua no rio Machado, que só vem criando volume ao passar por Cacoal e Presidente Médici, antes de chegar até Ji-Paraná.
...