Correio Popular Notícia



DESENVOLVIMENTO RURAL
Potencialidades de Alvorada são discutidas em seminário

Data da notícia: 2016-10-21 12:10:05
Foto:

(Da Redação) Desde quarta-feira (19), técnicos e extensionistas estão reunidos com produtores rurais na quadra poliesportiva de Alvorada do Oeste para discutir políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico para o terceiro setor do município.

O Seminário Rural, realizado pelo governo estadual, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma oportunidade para o produtor rural trocar experiências, conhecer as tendências de mercado e as novas tecnologias que estão revolucionando as práticas no campo.

Segundo o Sebrae, o evento constitui-se uma forma de atendimento, difusão de conhecimento e capacitação, com ênfase às necessidades do produtor rural quanto aos aspectos de gestão do empreendimento rural, tecnologia, mercado, legislação, políticas públicas e serviços financeiros inerentes às atividades, vinculadas a aptidão econômica do município. Estão sendo discutidos temas, como café, produção leiteira, piscicultura, horticultura, produção de inhame e práticas agroecológicas.

Geovani Tomiazzi, gerente do escritório da Emater em Alvorada do Oeste, explicou que o objetivo do seminário é fortalecer os setores produtivos rurais e contribuir não apenas para o crescimento econômico do município, mas, também, visando à melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

?Informações hoje, grandes resultados amanhã?, complementou Luciano Brandão, gerente do Escritório Regional da Emater na região do Território do Vale do Guaporé.

Durante três dias, os produtores rurais participam de palestras com especialistas dos organismos parceiros: Embrapa, Unir/Rolim de Moura, Idaron e a iniciativa privada (Juninho Soft Café, Agrodinâmica, Facimed), que discutem e aprofundam os temas de acordo com a realidade e necessidade da região.

O evento conta também com um convidado da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco (IPA) que trouxe o tema ?Produção de inhame: plantio e colheita?, um dos carros-chefes do desenvolvimento econômico local.

O primeiro dia de seminário foi dedicado à cultura do café iniciado com um panorama da cafeicultura local. Também foram discutidos assuntos abordando práticas sustentáveis no cultivo do café, controle de pragas e doenças no café clonal, manejo nutricional de cafeeiros clonais cultivados na Amazônia e o café que o mercado quer. A discussão girou em torno da melhoria da qualidade do grão para alcançar as exigências do mercado atual.

Com informações de Wania Ressutti ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1303 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.