Chuvas dão trégua e rio Machado baixa 18 cm
> O rio Muqui, de Alvorada d?Oeste, foi um dos principais responsáveis pela enchente
(Da Redação) A chuva voltou a cair em Ji-Paraná na manhã de ontem (27). Em média, foram 25 milímetros acumulados em pouco mais de duas horas, o mesmo volume registrado no pluviômetro da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), às margens do rio Machado.
Mesmo com chuva, o nível do rio caiu de 11,45 metros para 11,27 metros. Em um prazo de 24 horas o nível das águas sofreu uma queda de 18 centímetros. Os reflexos desse recuo já foram sentidos em áreas que estavam alagadas na Avenida Transcontinental, no 2° distrito da cidade.
Outras estações telemétricas instaladas em Vilhena, Primavera de Rondônia, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste mostram que o nível dos rios afluentes do Machado também já foi reduzido.
A previsão do SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia) era de que o Machado não parasse de subir e aumentasse mais 60 cm até domingo, mas ao que tudo indica, a previsão do instituto não deve se confirmar.
A enchente no rio Machado foi provocada, principalmente, pela cheia do rio Muqui, em Alvorada d' Oeste, que já retorna ao seu nível normal.
Dados do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná e da própria ANA mostram que a maior enchente ocorreu em 1986, quando o rio Machado chegou a 15 metros, sendo a mais grave até hoje na região. Em 2005, o rio atingiu 11,87 metros no dia seis de março e em 2006, 11,71 metros no dia 20 de fevereiro.
Números oficiais da COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil) de Ji-Paraná dão conta de 80 famílias retiradas de suas casas e aproximadamente 350 pessoas diretamente atingidas. Ao todo, 10.500 pessoas estão sendo afetadas pela enchente no município, entre as zonas urbana e rural. Abaixo, a relação dos bairros mais prejudicados pela enchente:
Duque de Caxias______________________ 492 residências.
São Francisco _________________________¬300 residências.
Vila Jotão ____________________________250 residências.
Primavera ____________________________209 residências.
Centro _______________________________209 residências.
Urupá ________________________________90 residências.
Novo Ji-Paraná ________________________ 50 residências.
Total ____________________1.430 de residências atingidas.
...