Cresce o nível de emprego em Rondônia
O Superintendente da Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia, Ruy Motta, em entrevista à imprensa informou que segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ? CAGED cresceu o nível de emprego no Estado de Rondônia.
Conforme os dados do CAGED, a síntese do comportamento do mercado de trabalho formal no Estado de Rondônia, em janeiro de 2009, foram gerados 1.060 empregos celetistas, equivalente à expansão de 0,63% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Vale observar, que este resultado foi o melhor da serie do CAGED e também, da Região Norte. Nos últimos 12 meses, verificou-se crescimento de 3,64% no nível de emprego ou +5.905 postos de trabalho em Rondônia.
O comportamento do emprego segundo setores de atividade econômica, o maior crescimento foi na área da construção civil, tendo 748 registros de empregos no mês de janeiro.
?O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Este Cadastro Geral serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais, e também, é utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais?, explicou Ruy Motta.
...