ELEIÇÕES 2016
Doutor Hildon é eleito prefeito em Porto Velho
(Da Redação) O candidato do PSDB Doutor Hildon (PSDB) derrotou Léo Morais (PDT) no segundo turno da eleição de domingo (30) e foi eleito prefeito de Porto Velho. Com 100% das urnas apuradas, o tucano conquistou 53,94% dos votos válidos, enquanto Léo Morais (PTB) somou 46,06% do total, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O resultado saiu às 17h28, com 83% das urnas apuradas. Com a apuração de 100% das urnas, depois de 20h, o tucano ficou com 65,15%, que corresponde a 148.673 votos válidos. Doutor Hildon vai tomar posse em 1º de janeiro de 2017. Esta é a segunda eleição consecutiva com 2° turno na capital.
Doutor Hildon acompanhou a apuração em casa, junto com familiares. Após comemorar a conquista do primeiro lugar, o candidato foi para a sede do PSDB. Na ocasião, ele comentou sobre o primeiro mandato que vai assumir.
"Vão ser quatro anos de muito trabalho e muito compromisso com a população de Porto Velho. Uma população que nos trouxe até o comando da prefeitura justamente por ansiar, por querer e buscar mudanças e dias melhores para a nossa cidade?, afirmou o candidato eleito.
Segundo ele, a responsabilidade é imensa para o cargo de prefeito de Porto Velho, mas com uma margem tão grande, com praticamente o dobro do nosso oponente, a responsabilidade se torna muito maior. ?Mas eu vou atender às suas expectativas e nós vamos construir uma nova história em Porto Velho", assegurou.
Segundo dados do TSE, o número de abstenções foi alto nas eleições do segundo turno. Dos 319 mil eleitores aptos a votarem neste domingo, 74.741 se abstiveram das urnas.
Doutor Hildon disse que acredita que os ataques entre ele e o adversário na campanha foram influentes para o resultado de votos brancos, nulos e abstenções, que somaram mais de 25%.
Ao todo, foram 4.771 votos brancos, 12.222 nulos e 74.741 abstenções. "Houve os votos nulos, mas também houve uma abstenção muito grande. Eu acredito que a abstenção é por conta do nível da campanha que baixou no segundo turno. Nós fizemos uma campanha com muitos ataques. Eu acredito que isso tenha contribuído para o aumento dos votos nulos e das abstenções em Porto Velho", ressaltou.
Quem é Doutor Hildon
Hildon de Lima Chaves nasceu em Recife (PE) no dia 25 de maio de 1968. Vindo de família de classe média, atualmente ele é casado com Yeda Pacheco Chaves e é pai de dois filhos, ambos estudantes.
O candidato chegou a Rondônia em 1992 para assumir o cargo de promotor de Justiça, após ser aprovado em quarto lugar em um concurso com mais de 600 candidatos. Foi promotor público em Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Ariquemes e Porto Velho.
Hildon pediu exoneração do MP-RO em 2013 para se dedicar exclusivamente ao Grupo Athenas - que compõe várias Faculdades em Rondônia, Acre e Mato Grosso. O novo prefeito é graduado em direito, com especialização em direito público e é empresário e advogado. Está filiado ao PSDB desde 2013. Com informações da Agência Brasil e G1....