Começa o ano letivo no Instituto Federal de Educação de Ji-Paraná
(Da Redação) O Instituto Federal de Educação Tecnológica de Rondônia promoveu ontem (2) uma aula inaugural da Escola Técnica Federal de Ji-Paraná, a primeira das cinco unidades previstas para funcionar no Estado a iniciar suas atividades. A aula aconteceu no auditório da empresa Eucatur e marcou o início das atividades da escola na região.
Ji-Paraná, que é atualmente o segundo município mais populoso do estado, superado apenas pela capital Porto Velho, iniciou os trabalhos no mês passado com a posse de 47 servidores aprovados no 1° Concurso Público do Campus.
De acordo com o Reitor, Prof. Raimundo Vicente Jimenez, as expectativas para a região são as melhores "A implantação do Campus Ji-Paraná vai impulsionar o desenvolvimento local, na medida em que suas ações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão estarão vinculadas às políticas de desenvolvimento sustentável do município, formando jovens e trabalhadores para a vida produtiva e cidadã", explicou.
O Campus Ji-Paraná traz como oferta inicial aos 280 alunos matriculados os cursos técnicos em Informática, Móveis e Florestas, nas modalidades subseqüente (pós-médio) e integrado ao ensino médio, além de diversos cursos de formação inicial e continuada de jovens e trabalhadores (curta duração). No ano que vem o Instituto irá instalar curso superior na Escola Técnica de Ji-Paraná.
INSTITUTOS FEDERAIS - As 354 unidades de educação profissional, Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e as Escolas Técnicas Federais foram fundidas e transformadas em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, onde cada estado contará com, no mínimo, um Instituto.
Funcionando com diferentes denominações neste quase 100 anos de história, os Institutos Federais trazem na bagagem a referência em educação profissional e tecnológica de qualidade e chegaram para somar com as Universidades, prometendo inovação no ensino profissionalizante e mudança do quadro econômico e social de cada região.
Em Rondônia, a antiga Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste e a Escola Técnica Federal de Rondônia que estava em processo de implantação. Nessa nova configuração da rede federal, o Instituto Federal de Rondônia contará com uma Reitoria (a ser instalada na capital) e 05 campi : Campus Colorado do Oeste, Campus Ji-Paraná, Campus Ariquemes, Campus Vilhena e Campus Porto Velho.
...