Conseleite inicia seminários pelo Estado
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB de Ji-Paraná), presidente da CPI do Leite, destacou hoje (3) os seminários que estão sendo realizados em todo Estado com os produtores de Leite sobre a implantação do Conselho Estadual do Leite (Conseleite Rondônia) e ressaltou a importância da participação dos produtores e industriários nessas reuniões.
Conforme o deputado, ao todo serão nove seminários que servirão para amadurecer e esclarecer ao produtor como será regido o Conselho. As reuniões tiveram inicio na cidade de Cerejeiras com a participação de mais de 200 produtores.
Hoje (3), a região de Cacoal recebeu pela manhã mais de 300 produtores para as discussões. Na quinta Feira será a vez de Rolim de Moura ser a sede das reuniões.
?O produtor que é o maior interessado está participando em massa das reuniões e isso é muito importante. Na próxima sexta-feira (6) o seminário será realizado em Ji-Paraná para os produtores da região Central do Estado. Acredito que estaremos recebendo mais de 400 produtores. Uma vez que a região é uma das maiores em número de produtores?, afirmou.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia (Fetagro), Lázaro Dobri, o Conseleite é uma das saídas para minimizar os encalços sofridos, principalmente pelos pequenos produtores no Estado.
?A intenção é repassar aos produtores como funcionará o Conseleite e quem será seus representantes neste conselho. Será através deste Conselho Estadual que conseguiremos ajustar um preço justo para o valor do leite no Estado. O fator principal será um preço referência que balizará a comercialização entre produtor e industria, o que inevitavelmente será benéfico a toda cadeia produtiva?, ressaltou Lázaro Dobri, Presidente da Fetagro.
O Conselho Estadual do Leite terá representantes de vários segmentos do setor, como Industrias, Fetagro, Sindicatos, Cooperativas, Emater e Seagri.
...