Povo Karo Arara lança livro sobre culinária e cultura tradicional
(Da Redação) O Conselho de Missão Entre Povos Indígenas (COMIN) e o Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) da Universidade Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná lançaram o livro Alimentação Karo Arara: Saberes e PráticasKaro ar Wirikanã: mabexépkanã, na última sexta-feira, no Museu das Comunicações Marechal Rondon, no centro de Ji-Paraná.
O livro contém 28 receitas de comidas tradicionais, histórias e mitos sobre a alimentação Karo Arara. E faz parte do projeto Cultura, Gestão e Gênero: Mulheres Arara buscando qualidade de vida, desenvolvido pelo COMIN e apoiado pela Pão Para o Mundo - Áustria.
Foi construído coletivamente com mulheres Karo Arara, com apoio dos homens, idosos, crianças e jovens na logística e na degustação. À medida que as comidas iam sendo feitas pelas mulheres, as receitas eram anotadas e foram traduzidas para a língua materna pelas professoras e professores desse povo.
Segundo Jandira Keppi, integrante do COMIN, o objetivo da publicação é contribuir para a pesquisa e registro de práticas e conhecimentos tradicionais, fortalecer a identidade e valorizar os saberes e gostos culinários do povo Karo Arara.
O livro de comidas foi desenvolvido nas aldeias Iterap e Paygap, com participação das comunidades, onde as mulheres ensinaram seus saberes sobre as receitas alimentares Karo Arara.
Também foram registrados outros conhecimentos e práticas relacionados à alimentação, como a origem dos alimentos e alguns mitos explicados pelo pajé e por outras pessoas das comunidades.
Na culinária Karo Arara, os alimentos são retirados da roça, da caçada, da pesca e da coleta na floresta. Destacam-se o milho, cará, castanha do Brasil, o gongo, a folha de sororoca,
Toda comida Karo Arara é saudável, sem muito sal ou açúcar, sem frituras e é produzida sem o uso de agrotóxicos.
Sobre o povo KARO-ARARA
O povo Karo Arara vive na Terra indígena Igarapé Lourdes, no município de Ji-Paraná. A sua população é de cerca de (348 dados SESAI junho de 2016) pessoas, distribuídas em três aldeias principais. A língua materna do povo é do tronco linguístico Tupi, família Ramarama, sendo esses os únicos representantes desta família linguística....