PASSOS QUE SALVAM
Rondônia caminhará para prevenir o câncer infantil
(Da Redação) De aproximadamente 500 cidades brasileiras, 32 no estado de Rondônia se mobilizam no domingo (27) na 5ª edição da caminhada Passos que Salvam, para a prevenção do câncer infantojuvenil.
O evento em Porto Velho começará às 8h, no Espaço Alternativo, na avenida Jorge Teixeira, bairro Industrial.
?Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por desinformação dos pais, medo do diagnóstico ou a própria desinformação de médicos, mas é possível salvá-los?, comentou Anísio Mendes, do Departamento de Captação de Recursos do Hospital de Câncer de Barretos em Porto Velho, o conhecido Barretinho.
Pouco tempo atrás, uma jovem de 19 anos deu entrada ao hospital em Jaru (a 300 quilômetros de Porto Velho) e foi tratada como se tivesse dengue, mas a necropsia constatou leucemia.
Atualmente, o câncer infantojuvenil é a primeira causa de mortes por doença, após um ano de idade até o fim da adolescência. O olhar atento pode modificar situações e isso deve ser feito nas pediatrias dos hospitais.
Feito precocemente, o diagnóstico aumenta as chances de cura. Estima-se que as taxas de cura variam de zero a 60% em países menos favorecidos, entretanto, poderiam alcançar 80% a 90% se obedecessem à principal recomendação, em centros especializados.
?Felizmente, temos crianças salvas quando a informação corresponde à doença, e isso ocorreu com um aluno de uma cidade do interior que chegou à escola com olhos arroxeados e depois de bem examinado, descobriu-se a leucemia?, comentou Mendes.
A boa notícia, e essa é sempre bem-vinda, diz respeito ao pós-tratamento. A vida segue normal.
?Quanto maior o número de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura?, diz o site do hospital.
Kit para a Caminhada
Já estão sendo vendidos kits com bonés, camisetas e squezze (garrafinha plástica para água). O kit custa R$ 30.
?Até 2015, comprávamos as camisetas, agora eles são fruto da doação do Instituto Neymar Júnior?, informou Mendes.
Referência mundial em câncer infantojuvenil, o Children?s Research Hospital (Hospital São Judas), em Memphis (Tennessee, EUA) inspirou o Hospital de Câncer a tratar casos no Brasil, mediante campanhas preventivas.
?Eles têm clínicos exclusivos, ciência inovadora e atendimento completo aos pacientes. Seus médicos e pesquisadores definem novas fronteiras na oncologia pediátrica?, assinalou Mendes....