SEGURANÃA
Duplicação da BR-364 e pista de ciclismo são temas de audiência
(Da Redação) A Câmara Municipal de Ji-Paraná promoveu, na noite da última sexta-feira (25), audiência pública para tratar sobre a duplicação da BR-364 e a implantação de pista para a prática de ciclismo.
A audiência, que é de autoria da vereadora Márcia Regina (PSB), teve como objetivo a realização de uma discussão ampla sobre o assunto, já que está crescente essa atividade esportiva na cidade e outros municÃpios do estado.
?A discussão deste assunto é pertinente, visto que há previsão da execução desta obra no estado de Rondônia e aliada ao número crescente de praticantes do ciclismo, como prática de esporte visando melhorar a qualidade de vida. A meta é discutir e encontrar meios de oferecer melhores condições de segurança para os ciclistas?, comentou Márcia Regina (PSB), que fez a abertura do evento e agradeceu a presença de todos.
Após a abertura, o ciclista Chicão da Ulbra comentou sobre a prática do ciclismo, que tem diversos benefÃcios à saúde, além de afastar doenças como obesidade e hipertensão, melhora a qualidade do sono, emagrece, reduz o estresse, faz bem ao coração, protege o organismo, melhora as relações sexuais, melhora dores nas costas, entre outros benefÃcios.
?Em Ji-Paraná, há vários grupos de ciclismo hoje, que pregam à atividade fÃsica, o companheirismo, união, trocas de ideias, passeios, ciclo turismo e até competições?, ressaltou.
Jhony Paixão apresentou sugestões sobre a realidade do ciclismo no municÃpio e, principalmente, a ciclo faixas. João Bosco falou sobre as questões de segurança da BR-364, de Porto Velho a Vilhena, e fez sugestões de melhorias em Ji-Paraná como, por exemplo, construção dos elevados de acesso ao anel viário, pavimentação do anel viário (que já esta sendo feita), construção de uma rotatória de grande porte no anel viário, duplicação da ponte na RO-135, federalizar o anel viário e municipalização da BR-364 no perÃmetro urbano. Sérgio Augusto comentou sobre a falta de espaços especÃficos para a prática do ciclismo e elaborações de projetos.
Marcito Pinto afirmou que gostaria que todos os envolvidos neste assunto marcassem um dia para visitar as rotas, analisar as possibilidades para fazer um planejamento e apresentar para o prefeito, Jesualdo Pires.
Com relação à rodovia está, à disposição para ajudar; e sobre a continuidade da duplicação em Ji-Paraná estão lutando para que isso aconteça o mais breve possÃvel.
?Em relação à duplicação em nÃvel de estado vou colocar a situação ao senador Acir e pedir que faça a gestão polÃtica em BrasÃlia para ajudar que estas coisas sejam encaminhadas com maior facilidade", disse.
Em seguida, o público fez questionamentos e logo após aconteceu o encerramento, em que a vereadora Márcia Regina (PSB) formou uma comissão que dará andamento nas ações.
A sessão contou com a presença do representante do senador Acir Gurgacz (PDT), o vice-prefeito Marcito Pinto (PDT), vereadores Edilson Vieira (PMDB) e Affonso Cândido (DEM), vereadores eleitos, Jhony Paixão (PRB), Obadias Ferreira (DEM) e Isaias Arnica (PSB), secretário regional Romildo Pereira, representando os ciclistas e a Associação Ji-paranaense de Ciclismo (AJIC), Glaydston Patrick Conceição, representando o DNIT, Sérgio Augusto Mamanny, representando a PolÃcia Rodoviária Federal, João Bosco Ribeiro, a ciclista de Pimenta Bueno, Prycilla Silva, entre outros....