Correio Popular Notícia



INFRAESTRUTURA
Manutenção das rodovias e repasse do Fitha são prioridades do governo

Data da notícia: 2016-12-01 11:18:05
Foto: DER/Divulgação
Diretor do DER, Ezequiel Neiva, disse que os prefeitos também devem procurar apoio dos deputados estaduais, federais e senadores

(Da Redação) Na reunião com os prefeitos recém-eleitos, que assumirão o mandato a partir de janeiro de 2017, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, atentou que no próximo ano as ações serão focadas na manutenção da malha viária estadual. Com relação aos repasses do Fundo para Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), o diretor afirmou que o governador Confúcio Moura quer prioridade no pagamento dos convênios que são firmados com as prefeituras.
A fala do diretor do DER ocorreu na manhã da última terça-feira (29), no encerramento do 1º Encontro dos Novos Gestores aberto em Porto Velho na segunda-feira (28) pelo governo estadual em parceria com a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom).
Conforme Ezequiel Neiva, como tem feito desde o início da gestão do governador Confúcio Moura, em 2011, o governo não deixará de ajudar às prefeituras. No entanto, segundo ele, primeiro o DER cuidará das rodovias estaduais, cujo objetivo é deixar a malha viária estadual 100% recuperada. ?Vamos priorizar nossas estradas. Somente depois poderemos pensar em ajudar às prefeituras, por isso peço planejamento aos prefeitos que assumem a partir de janeiro de 2017?, declarou Neiva.
Entre as observações, o diretor pediu atenção dos prefeitos para que encaminhem os convênios do Fitha para o DER o mais cedo possível, e disse que os recursos serão liberados em regime de prioridade. ?Quanto mais cedo encaminharem os convênios, mais cedo receberão os recursos e ainda terão tranquilidade para a comprovação?, alertou Neiva ao destacar que o Gerência de Convênios do DER está à disposição das equipes de transição das prefeituras.

Falta de Recursos
A falta de recursos, problema crônico dos estados e municípios, deve ser superada, conforme o governador Confúcio Moura (PMDB), com o rigor nas contas e transparência nos atos.? O enxugamento da folha de pagamentos, economia no gasto com combustível e diárias, além da fiscalização nas obras são fundamentais para que a gestão seja bem sucedida?, ensinou Confúcio, que foi prefeito de Ariquemes em dois mandatos consecutivos.
Sobre a economia, o governador recomendou que os negócios sejam feitos com empreendedores dos próprios municípios para que a economia local seja aquecida. Também sugeriu que a mão de obra seja contratada entre os moradores. A qualificação, para que isto ocorra é fundamental e o estado pode oferecer treinamento.

Confúcio também disse que todos os prefeitos serão bem sucedidos se seguirem as instruções transmitidas pelos palestrantes. ?Está nas mãos de vocês?, acentuou.
Finalizando, o governador prometeu continuar apoiando as prefeitura, independente da corrente política dos gestores. ?Tenho atendido a todos e vai continuar assim?, assegurou.
O encontro de gestores reuniu deputados estaduais, o senador Valdir Raupp e, também, os prefeitos que concluem mandatos em dezembro deste ano.

Fiscalização
O presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) Jurandir de Oliveira, disse na acolhida aos colegas, que todos devem estar atentos para a fiscalização externa. Ele também destacou que faltou aos demais prefeitos, no início dos mandatos, informações como as que estão sendo transmitidas no encontro.
Coube ao secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão George Braga a primeira palestra ?Uma gestão de qualidade?, que tratou de orientações básicas sobre como os prefeitos devem agir. Planejamento, acompanhamento das obras e correta prestação de contas são fatores que, conforme ele, conferem lastro para o administrador obter sucesso.
Também falaram pela manhã o presidente da Federação da Indústria do Estado, Marcelo Thomé e o diretor técnico do Sebrae Samuel Almeida.

Emendas parlamentares
Ezequiel Neiva orientou os prefeitos a procurarem os deputados estaduais, federais e senadores, na busca por emendas para somar com os repasses do Fitha, pois os parlamentares ?sabem muito bem do momento difícil pelo qual passam que as prefeituras?. ?Então vamos cobrar, vamos pedir?, orientou.

Fonte: Nilson Nascimento e Nonato Cruz






Noticia vista 1198 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.