Novos amortecedores na ponte do Rio Machado
>Os neoprenes antigos estavam desgastados, deixando a ponte apoiada apenas sobre o concreto
(Da Redação) A troca dos amortecedores de borracha da ponte sobre o rio Machado começou a ser feita ainda na madrugada de quinta-feira (5), trabalho que se estendeu pela manhã e à tarde. A previsão do engenheiro Rafael Silva era de que, nas primeiras horas de ontem (6), o trabalho já estivesse concluído para dar início a concretagem que vai emendar a parte recém-construída da ponte com a antiga.
Os macacos hidráulicos e compressor hidráulicos, equipamentos que vieram do Ceará para erguer a ponte, chegaram a Ji-Paraná na noite da última quarta-feira (4) e duas horas depois, foi iniciada a operação para troca dos amortecedores.
Segundo o vice-prefeito José Otônio Lima Silva, que acompanhou todo o trabalho da GM Engenharia, as interrupções não passaram de 15 minutos e, pelo fato de terem sido feitas durante o dia, o trabalho foi adiantado por conta da visibilidade. A rápida troca dos neoprenes contribui para o aceleramento do processo de liberação das duas pistas no próximo dia 25, fato que também foi confirmado pelo engenheiro Rafael Silva.
Os amortecedores de borracha da ponte velha estavam todos comprometidos. Alguns estavam com toda a borracha desgastada, restando apenas a chapa interna de aço. A falta do amortecedor faz com que a ponte fique apoiada diretamente no concreto da base. Sem essas borrachas de estabilização, é inevitável o surgimento de rachaduras, que podem fazer a ponte ruir.
CRONOGRAMA - Até julho, as duas pistas antigas da ponte serão liberadas. A partir deste mês, a empreiteira passará a contar com uma terceira pista: o lado direito do alargamento e as duas pistas da ponte antiga. Isto significa que durante o decorrer dos trabalhos o trânsito vai permanecer sempre em duas pistas, mas em algumas situações, serão necessárias interrupções esporádicas de no máximo 15 minutos.
?A pior fase da obra ? a que infelizmente manteve o trânsito em meia pista ? está chegando ao fim?, comentou aliviado o engenheiro Rafael Silva, ao dizer que, a partir do dia 25, o trânsito fluirá melhor. Ele agradeceu a compreensão da população e disse que todos os esforços estão sendo feitos no sentido de conciliar a segurança da obra e o direito de tráfego do cidadão.
...