NOTAS JIPA
Posse
A solenidade de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos se realizará nas dependências da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no próximo domingo (1°), às 16 horas. O auditório fica situado na rua Padre Adolfo Rhol, esquina com a rua 15 de Novembro, no bairro Casa Preta. Na ocasião, acontecerá a votação entre os novos vereadores para eleger a nova mesa diretora.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclareceu ontem o funcionamento dos bancos neste fim de ano. Na quinta-feira (29), será o último dia útil do ano para o setor bancário. Em Ji-Paraná, as agências bancárias irão abrir normalmente, amanhã, das 8 às 13 horas, para atendimento ao público, possibilitando a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes. Já no dia 30 de dezembro, as instituições financeiras não abrem para atendimento ao público.
Contas de consumo
A Febraban ressalta que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo), bem como os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado (02/01/2017), sem a incidência de multa por atraso. Vale lembrar que os tributos vêm com data ajustada em relação ao calendário de feriados (federais estaduais e municipais).
Canais de atendimento
O público pode utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar operações bancárias. Além disso, as contas que possuem código de barra poderão ser pagas nos próprios caixas automáticos.
Boletos
Já em relação aos boletos bancários, os clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão fazer o agendamento pelos canais eletrônicos ou pagá-los por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).
Feira
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), comunica que devido ao feriado de fim de ano (Ano Novo), que a Feira Livre da T-1, no bairro Nova Brasília, não será realizada, no dia 1º de janeiro de 2017. As atividades serão suspensas atendendo pedido dos próprios feirantes que preferem descansar na data comemorativa.
Semagri
Mais de 300 pessoas trabalham na feira que é uma das mais movimentadas de Ji-Paraná. Segundo o secretário da Semagri, Paulo Sérgio Ribeiro, as feiras livres em Ji-Paraná têm uma grande importância econômica para o município. Nelas, são movimentados aproximadamente de R$ 500 mil por mês. As outras quatro feiras que funcionam no bairro 2 de Abril, na T-14, T-21 e Feirão do Produtor funcionarão normalmente.
Especialistas
Com a chegada do fim de ano e das festas comemorativas, os comerciantes lançam produtos e promoções com tentadoras formas de pagamento. Os consumidores aproveitam as ofertas para presentear pessoas queridas e promover eventos que exigem gastos maiores, mas os especialistas orientam que é fundamental evitar começar o ano com dívidas para ter um orçamento mais tranquilo em 2017.
Orientação
?O consumidor deve saldar as dívidas já que nessa época é bem propícia para negociar os credores, fazer um levantamento das despesas do começo do ano (matrículas escolares, IPTU, IPVA, entre outros) e ver o que sobra do 13º para, aí sim, planejar suas compras e eventual viagem. O importante é planejar os gastos levando em conta que esse mês o 13º possibilita saldar as dívidas que ficaram pendentes durante o ano e tentar não repetir os excessos em 2017?, orientou o economista Gianluca Lovato.
Alerta
Os especialistas alertam que ?nessa época os consumidores são estimulados a comprar mais do que têm para gastar e, para poder arcar com esses gastos, acabam utilizando linhas de crédito que nada mais são do que tradicionais formas de endividamento?.
Centro
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou recentemente, a Instituição de Acolhimento Adélia Francisca Santana. Investimento de R$ 737 mil de recursos próprios.
Espaços
O local conta com recepção, salas administrativas e de atendimento técnico, cinco dormitórios, sendo dois masculinos, dois femininos e um berçário com fraldário, todos climatizados, além de banheiros adaptados com acessibilidade, cozinha, refeitório, sala de estar para descanso, sala de jogos e área de lazer externa. A casa tem capacidade para acolher 20 crianças e jovens até 18 anos.
Crianças e adolescentes
A instituição acolhe crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade, negligência familiar, maus tratos, violências diversas, ou qualquer situação de violação de direitos. Eles são acompanhados por profissionais como psicóloga, assistente social e pedagoga. O centro também oferece assistência de saúde, educação e alimentação. Atualmente nove crianças e adolescentes com até 18 anos de idade estão acolhidos no Instituto. Dois estão aptos a serem adotados e sete aguardam a decisão judicial sobre o Poder Familiar, para serem ou não encaminhados à adoção.
Acolhimento
O acolhimento só é feito quando não há condições da criança permanecer com a família. O Conselho Tutelar realiza uma avaliação para saber o que está acontecendo, se precisa apenas de um acompanhamento psicossocial oferecido pela prefeitura ou se é o caso, excepcionalmente de acolhimento junto ao instituto. Nesse caso, o Juizado da Infância e Adolescência vai definir se a família tem condições de receber a criança ou adolescente de volta. O Instituto de Acolhimento Adélia Francisca Santana fica localizada na rua Fernando de Noronha, 373, bairro Parque Amazonas, primeiro distrito de Ji-Paraná....