EDUCAÇÃO
Arquitetura e Urbanismo recebe 4 na avaliação do MEC
(Da Redação) O curso de Arquitetura e Urbanismo do Cento Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA), recebeu nota 4 na avaliação ?in loco? feita pelo Ministério da Educação (MEC).
O desempenho das instituições de nível superior é avaliado pelo Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) e o indicador mede a qualidade do ensino oferecido pelos cursos em uma escala que vai de um a cinco. O processo avaliativo leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
Para a coordenadora do curso, professora Nadine Lessa, o conceito obtido é resultante de um somatório de fatores. "No decorrer da graduação possibilitamos aos alunos participarem de diversas atividades, a proposta é articular as atividades em sala de aula com experiências práticas com sua futura profissão, desta forma o aluno terá uma formação integral e para isso conta com uma excelente estrutura física, ampla biblioteca com acervo atualizado além de professores com experiência profissional e pedagógica", explica a docente.
O profissional graduado no CEULJI deverá possuir habilidade e competência de compreender o contexto socioeconômico, político e ambiental, planejar e intervir a partir das necessidades de indivíduos e comunidades, com relação à concepção, organização e à construção do espaço interior e exterior.
Mercado de trabalho
O arquiteto e urbanista estará apto aprojetar e acompanhar a execução de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e interiores. Realizar planejamento físico, local e regional; acompanhar instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras; coordenar e supervisionar equipes de trabalho.
E a realizar estudos de viabilidade técnico-econômica; executar e fiscalizar obras e serviços técnicos; efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres; e projetar construções e tecnologias sustentáveis....