Correio Popular Notícia



MELHORIA
Prefeitura discute implantação de Central de Intérpretes de Libras

Data da notícia: 2017-02-23 10:41:33
Foto: Assessoria
A reunião foi realizada entre Jesualdo Pires (PSB), o vereador Jhony Paixão (PRB), Ari Saraiva, e Ronaldo Oliveira Veloso

(Da Redação) A Prefeitura de Ji-Paraná iniciou as discussões com a Associação dos Surdos de Ji-Paraná para implantação da Central de Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) de Rondônia.

A reunião foi realizada entre o prefeito Jesualdo Pires (PSB), vereador Jhony Paixão (PRB), secretário de Desenvolvimento, Ari Saraiva, o presidente da Associação de Surdos de Ji-Paraná, Ronaldo Oliveira Veloso, membro da Associação de Professores de Libras e Intérpretes.

A Central é um ambiente de atendimento formado por intérpretes e tradutores que oferecerá serviços de mediação e interlocução entre pessoas surdas e o atendimento de qualquer serviço público instalado na cidade.

Com a implantação da Central, o usuário solicita que um intérprete de Libras ou guia-intérprete, se desloque até a repartição pública em que se necessita de atendimento. O solicitante se comunica na língua de sinais com o intérprete, que faz a interpretação simultânea para o atendente do estabelecimento e vice-versa.

Como por exemplo: uma consulta médica. O profissional da Central de Libras acompanhará o surdo e intermediará a conversa entre o médico e o paciente.

Outros serviços que poderão ser oferecidos é o de tradução simultânea de eventos públicos e o guia para ligação telefônica, quando o solicitante se dirige até a Central para que um intérprete o auxilie, por exemplo, em uma ligação telefônica que precise ser feita para algum órgão público.

O presidente da Associação dos Surdos, Ronaldo Veloso, afirmou que a implantação do serviço será de extrema importância para auxiliar às pessoas que precisam de apoio. Segundo ele, a iniciativa irá auxiliar em entrevistas de emprego, consulta médica, audiência pública, boletim de ocorrência ou em qualquer situação ou local que precise de um intérprete.

O prefeito Jesualdo Pires ressaltou que a Central de Interpretes é uma experiência que está dando certo em vários outros estados e que já autorizou o secretário de Desenvolvimento, Ari Saraiva, a implantar o serviço em Ji-Paraná.

?É uma ideia barata e simples, mas com grande importância social. Vamos envolver a Secretaria de Educação e a Assistência Social neste projeto, para implantarmos uma Central de Interpretes aqui em nossa cidade?, anunciou o prefeito.

O vereador Jhony Paixão garantiu todo o apoio Câmara Municipal de Ji-Paraná para implantação do projeto. O vereador é um dos entusiastas da implantação da Central de Interpretes. ?Tenho certeza que conseguiremos oferecer um serviço de qualidade e que atende às necessidades de inclusão social dessas pessoas?, garantiu.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 1131 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.