Parceria com MEC possibilita reconhecimento do curso de medicina da UNIR
O secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira se reuniu, na tarde da última quarta-feira (11) com representantes do Ministério da Educação e da UNIR (Universidade Federal de Rondônia). Em pauta estava o reconhecimento do curso de medicina da instituição. Apesar de ser federal, o governo de Rondônia colabora com um papel essencial para a formação dos médicos. Todo estágio prático do curso é realizado nas unidades estaduais de Saúde. Sem essa parceria o curso de medicina da Unir não seria reconhecido. ?A formação de médicos é um passo importante, mas que precisa ser dado com responsabilidade e é justamente o que a Unir e o governo de Rondônia estão fazendo. A estrutura oferecida pelo estado é adequada ao ensino médico, atendendo todos os requisitos necessários. Ser parceiro na formação de médicos é fundamental para a melhora geral do atendimento?, afirmou Milton.
Para a liberação do curso de medicina da Unir e agora para o reconhecimento, todos os hospitais estaduais foram avaliados por técnicos e especialistas do MEC. As análises abordaram se a estrutura física dos hospitais atendia as necessidades para a formação de médicos. O curso de medicina da Unir já formou uma turma de médicos. Acadêmicos dos dois últimos anos do curso passam, nos hospitais do Estado, por todas as áreas da medicina. Todo trabalho desenvolvido pelos estudantes é acompanhado e supervisionado por médicos professores e das unidades.
ESPECIALIZAÇÃO - Além da participação na formação de médicos em Rondônia, o governo ainda oferece especialização através do programa estadual de Residência Médica. São 20 vagas nas áreas de cirurgia geral, obstetrícia e ginecologia, clínica médica, infectologia, ortopedia, anestesiologia e pediatria. Desde a implantação, em 2006, o Estado já formou 15 profissionais. Atualmente, 42 médicos estão se especializando nas unidades de saúde estaduais. Para implantar a residência médica, o Estado precisou selecionar equipes de professores. Atualmente mais de 100 médicos especialistas fazem parte do grupo docente. Em média 20 profissionais atuam como preceptores em cada uma das 06 especializações, destacou Amado Rahhal, diretor geral do HB.
...