NOTAS JIPA
NOTAS JIPA
Ponte
O municÃpio de Ji-Paraná terá mais uma importante obra executada pelo governo de Rondônia. Trata-se da construção da ponte de concreto com 150 metros de extensão no rio Urupá, na RO-135, na saÃda de Ji-Paraná para o distrito de Nova Londrina, que também garantirá o acesso aos municÃpios ao longo da BR-429 (Vale do Guaporé). O governo investirá no projeto R$ 6,3 milhões.
Ordem de Serviço
A ordem de serviço foi assinada no último dia 16 pelo governador Confúcio Moura, no centro de convivência da Unijipa. O evento contou com a presença de aproximadamente mil alunos da instituição de ensino superior. A empresa vencedora da licitação foi a Técnica Rondônia de Obras (Trol), que iniciará a construção assim que a rede elétrica for deslocada do local da obra. O deslocamento da rede já foi solicitado.
Audiência
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Controladoria Geral do MunicÃpio (CGM), realizou no plenário da Câmara de Vereadores, a 3ª Audiência Pública referente aos últimos quatro meses do ano de 2016, conforme exige a Lei de Responsabilidade Fiscal. As apresentações dos relatórios foram coordenadas pelo controlador geral do municÃpio, Elias Caetano da Silva, que mostrou e avaliou o cumprimento de metas fiscais daquele perÃodo.
Ãndices
Foram apresentados os Ãndices de vários setores como educação, obras e serviços públicos, saúde e assistência social. O secretário municipal de Saúde, Renato Fuverki, prestou contas do que foi aplicado no setor nos últimos quatro meses de 2016.
Saúde
?Nós estamos com um ritmo muito acelerado na secretaria de saúde, com muitos investimentos, além de manter o atendimento aos nossos pacientes. Temos 17 obras em andamento, e quando estiverem prontas vão proporcionar à população, uma maior qualidade de atendimento e exames especializados. Estamos no caminho certo e não podemos parar. Ji-Paraná cresce a passos largos e a gente tem que ter a habilidade de acompanhar esse ritmo?, afirmou o secretário.
Informações
A Constituição Federal prevê que os municÃpios devem aplicar pelo menos 15% da receita lÃquida na saúde. Ji-Paraná tem investido nos últimos quatro anos bem mais, cerca de 22%. ?São valores expressivos, que nos permitem adequar a estrutura das unidades de saúde, não deixar faltar medicamentos, e oferecer vários tipos de atendimentos, com profissionais capacitados. O prefeito Jesualdo Pires não tem medido esforços para que, na medida do possÃvel, direcione recursos para a saúde?, frisou Renato Fuverki.
Hemocentro
O Hemocentro de Ji-Paraná atenderá das 15 às 18 horas na Quarta-Feira de Cinzas (1°) para que o doador tenha mais uma opção para realizar este ato de solidariedade. O Hemocentro fica situado na avenida Clovis Arrais, n° 2207, Centro.
Doação
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, não ter doenças crônicas e dormir bem. A pessoa deverá apresentar os documentos pessoais e preencher um cadastro no local. Os menores de idade precisam estar acompanhados pelos responsáveis.
Parceria
Nos próximos dias, será apreciado pela Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná, o Projeto de Lei Nº 2688/2017, de autoria do Poder Executivo, que celebra convênio para repasse de R$ 84 mil de recursos próprios do municÃpio para o 2º Batalhão de Policia Militar de Ji-Paraná.
Reunião
O termo de convênio e o projeto de lei foram assinados pelo prefeito Jesualdo Pires durante reunião com o Coordenador Regional de Policiamento, tenente-coronel PlÃnio, subcomandante do 2 º Batalhão de PolÃcia Militar, tenente -coronel Magalhães, e o secretário municipal de Desenvolvimento, Ari Saraiva. A matéria deverá ser votada em sessão única.
Recursos
Os recursos são destinados ao custeio de atividades da Policia Militar e também estabelece parcerias entre a prefeitura e o 2º BPM na realização de medidas voltadas à conscientização e fiscalização de trânsito na cidade, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro....