RODOVIA FEDERAL
DNIT fará operação de emergência para restaurar BR
(Da Redação) O senador Valdcir Raupp (PMDB) cobrou do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) uma operação de emergência na BR-364 que se encontra com vários trechos esburacados, em praticamente toda a sua extensão.
?É necessário que o DNIT agilize o processo de licitação de restauração de toda a rodovia federal?, disse o senador na audiência com o diretor executivo do órgão em Brasília, Ralpher Luiggi, na manhã de ontem (2).
Segundo o senador, como a conclusão do processo licitatório deve demorar entre 60 e 90 dias, a operação de emergência pode ser executada com o ?tapa-buraco? que é uma maneira de amenizar a situação crítica na rodovia, que vem causando acidentes com registro de vítimas fatais.
Para o senador, nada mais justifica a demora na restauração da BR-364, a não ser a conclusão do processo licitatório. ?Não dá para suportar mais o atraso na restauração completa da BR-364?, afirmou o senador Raupp, após audiência com os diretores do DNIT.
Neste sábado (4), o DNIT vai licitar a recuperação da BR-364, do trecho de Presidente Médici até depois de Jaru, no trevo de acesso a RO-464, que ganhará novos acostamentos e a construção da 3ª pista na subida após a balança, a oito quilômetros de Ouro Preto do Oeste.
De acordo com o superintendente do Dnit em Rondônia, Sérgio Augusto Mamanny, o trecho a ser restaurado totaliza 126 quilômetros e o investimento será de aproximadamente R$ 110 milhões. ?É uma intervenção mais pesada, não é tapa buraco, esse trecho de asfalto mais afetado será substituído?, anunciou.
Conforme o manual de procedimento do Dnit, a empresa que vencer a licitação terá que executar as obras e arcar com os custos diretos e indiretos da manutenção e conservação do trecho durante o período de três anos....