Correio Popular Notícia



PREOCUPAÇÃO
Suspeita sobre carne brasileira traz prejuízos para RO

Data da notícia: 2017-03-23 09:59:35
Foto: Assessoria/Divulgação
Segundo Maurão de Carvalho, a carne representa mais da metade das exportações do Estado

(Da Redação) Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão ordinária da última terça-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), manifestou a sua preocupação com os efeitos nocivos da recente operação que colocou em suspeição a qualidade da carne exportada pelo Brasil, levando países exportadores a suspenderem a compra do produto.

?Isso nos preocupa muito. A carne representa mais da metade do volume das exportações de Rondônia. A perda de mercados traria prejuízos para toda a cadeia produtiva, desde o vaqueiro ao dono de frigorífico. Os municípios e o estado perderiam receita e toda a população seria afetada. É preciso que haja uma medida séria, responsável, para pôr fim a esta especulação?, declarou.

O deputado afirmou que foi informado pelo presidente da Associação dos Pecuaristas de Rondônia (Apro), Adélio Barofaldi, de que muitas plantas frigoríficas de Rondônia, mesmo não estando entre as denunciadas pela suposta manipulação indevida do produto, já estariam suspendendo o abate.

?Os números são preocupantes. Já estariam deixando de abater o equivalente a R$ 20 milhões por dia. Isso representa R$ 600 milhões no fim do mês. Rondônia não suporta um baque desses em sua economia, quando o Estado tem se destacado em crescimento - graças à agropecuária -, enquanto o país todo atravessa uma crise?, relatou.

Segundo o parlamentar, a apuração para verificar as denúncias deve continuar, para que tudo seja esclarecido. ?Mas, não se pode negar que da forma que as informações preliminares foram divulgadas, afetou o negócio, que gera emprego e renda a milhões de brasileiros. São quase 5 mil frigoríficos no país e apenas três apresentaram problemas, mas está expondo negativamente a carne brasileira e afetando diretamente a nossa economia?, completou.

Ele apontou que, somente no começo do ano, Rondônia já abateu cerca de 2,8 milhões de bovinos, sendo o quarto estado brasileiro que mais exporta carne.

?As suspeitas; mesmo sem envolver nenhum frigorífico de Rondônia, levaram alguns países a anunciar a suspensão da compra da carne, afetando a cadeia pecuária do estado. Lamento que isso tenha criado um cenário negativo para um setor tão importante para a nossa economia. É preciso ter cuidado ao divulgar uma informação desse porte?, pontuou.


Ao finalizar, Maurão disse que ?essa notícia desagradável veio para retirar o emprego, a receita e abalar o bom momento da nossa economia. Temos que superar essa crise e mostrar que nossa carne tem qualidade e procedência, tanto a que é exportada, quanto a consumida no mercado interno?.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 1116 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.