Correio Popular Notícia



BOAS PRÁTICAS
Servidores da Hemorrede de RO recebem capacitação

Data da notícia: 2017-03-31 17:25:58
Foto: Daiane Mendonça/Divulgação
Servidores da Hemorrede de Rondônia aprendem boas práticas laboratoriais

(Da Redação) Nos últimos cinco meses, servidores da Hemorrede de Rondônia participaram de curso de capacitação para melhorar o sistema de doação de sangue no estado.

Segundo a gerente técnica da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Carola Hurtado, a iniciativa foi direcionada para 18 servidores de oito municípios, e já se planeja uma nova edição do curso para maio deste ano envolvendo profissionais de mais cidades rondonienses.

‘‘Essa capacitação é de grande porte, uma das maiores que já fizemos. Foi realizada de forma modular em Porto Velho com conteúdo teórico e prático sobre as boas práticas laboratoriais com base no fluxo de trabalho no hemocentro coordenador’’, afirmou a gerente.

Participaram da capacitação, servidores dos municípios de Guajará-Mirim, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Ariquemes, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho.
Com profissionais melhor preparados, a sociedade rondoniense é quem é beneficiada.

‘‘O impacto é extremamente positivo para os que fazem uso dos nossos serviços. A partir do momento que o profissional tem conhecimento mais profundo da rotina do seu trabalho, você consegue oferecer um serviço mais ágil e eficaz’’, avalia Carola.

A capacitação ocorreu numa parceria da Fhemeron com o Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas). ‘‘O Cetas ficou responsável pelo conteúdo didático-pedagógico e a Fhemeron, em contrapartida, proporcionou que todos os participantes viessem do interior e ofereceu a estrutura física do hemocentro coordenador’’, explicou.

Segundo a gerente técnica da Fhemeron, no conteúdo didático-pedagógico foram abordados temas como legislação, biossegurança, conceitos de hemoterapia; e na parte prática os participantes, muito deles de hemocentros de pequeno porte, puderam conhecer e se aprofundar na realidade de um hemocentro de grande fluxo, como é o da capital.

‘‘No último dia do treinamento, eles apresentaram um relatório sobre toda essa vivência, e o resultado foi extremamente positivo. Conseguiram demostrar que absorveram o que foi transmitido durante esse período de aprendizado e demostraram estar entusiasmados e vibrantes em provocar mudanças nas unidades onde prestam serviço’’, considera.

A técnica de laboratório e de enfermagem da Fhemeron, Márcia Cristina de Araújo, revelou os benefícios dessa experiência. ‘

“A gente aprende mais para aprimorar o nosso trabalho, prestar um serviço melhor à população, além de gerar uma troca de informação entre os profissionais de diferentes hemocentros do estado”, contou.

Uma nova edição da capacitação é planejada para maio pelo presidente da Fhemeron, Sid Orleans, para beneficiar servidores de municípios de cidades mais distantes.

Fonte: Vanessa Moura – Assessoria.






Noticia vista 1107 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.