NOTAS JIPA
Cursos gratuitos
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Casa do Artesão, está com 400 vagas abertas para cursos gratuitos. Conforme, a diretora da Casa do Artesão, Adriana Coldebella, as inscrições já estão abertas e os cursos que terão início no dia 3 de abril. São 400 novas vagas em cursos totalmente gratuitos. As inscrições podem ser feitas na Casa do Artesão das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Vagas
Serão disponibilizadas vagas para os cursos de pintura em tecido e em tela, desenho, crochê, tapeçaria, flor de crochê, flor de fita, vagonite, artesanato em fita, artesanato em meia, petch baby e petch feltro, além de bordado em chinelo.
Inscrições
As inscrições estão abertas e continuam até o preenchimento das vagas. O participante deve ser maior de 15 anos e apresentar RG e CPF.
Expojipa
O presidente da Associação Rural de Rondônia (ARR), Sérgio Ferreira, apresentou nesta semana a programação da 38ª Expojipa (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná), que acontece de 12 a 16 de julho, em Ji-Paraná.
Novidades
Em 2017, haverá a redução de nove para cinco dias de feira e a incorporação do Circuito Intercorte na Expojipa, que é o mais consistente evento da cadeia produtiva da carne bovina brasileira, como foco em sistemas de produção para qualidade de carne.
Ações
Sérgio Ferreira destacou ainda que à ARR, não é só Expojipa. Segundo ele, existem outras ações realizadas no decorrer do ano que foram decisivas para setor do agronegócio defendidas pela ARR, com destaque ao combate das pragas de cigarrinhas nas pastagens; redução dos conflitos agrários, audiências para debater a desvalorização da arroba do boi e a defesa da criação da patrulha de Policiamento Rural.
Programação
Para edição de 2017 serão cinco shows: Simone e Simaria, dia 12; Kleber e Kauan, dia 13; Chitãozinho e Chororó, dia 14; Felipe Araújo (15) e Marcos Alexandre, no dia 16. No Domingo Solidário, com renda revertida à Apae e ao Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná. E Show de prêmios com sorteio de três veículos; Leilão três Fronteiras com Rondônia, Acre e Mato Grosso e um leilão virtual, baile, rodeio, entre outras atividades.
UBS
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Juscelino Cardoso (Parque de Exposições) foi reinaugurada na última quarta-feira (29), durante uma solenidade que reuniu o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), vereadores, secretários municipais e servidores públicos.
Atendimento
A UBS atende mensalmente duas mil pessoas dos bairros JK, Boa Esperança, Nova Brasília, Habitar Brasil e residencial Carneiro. Estão à disposição da população quatro médicos que atendem pela manhã e a tarde a pacientes do Programa Saúde da Família e mais dois médicos clínicos gerais durante toda a semana. Conforme a diretora da UBS, Cida Brito, o foco é o atendimento clínico com qualidade.
Reforma
O prédio da UBS, no bairro Nova Brasília, 2º distrito da cidade, foi reformado com mão de obra própria da Prefeitura, com recursos de R$ 70 mil disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Além da reestruturação, a UBS recebeu novos móveis e aparelhos de ar-condicionado que foram comprados com emendas do deputado Marcos Rogério (DEM).
Curso
Produtores rurais que trabalham com manipulação de produtos de origem vegetal e animal participaram do curso sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF) de alimentos. O evento realizado pela Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) teve por objetivo orientar sobre procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Ji-Paraná.
Produtores rurais
Muitos produtores rurais, aproveitando o excedente de suas lavouras, manipulam produtos, como doces, polpas de frutas, panificação, leite, queijo e processamento de mandioca com o intuito de aumentar sua renda. A exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é que todos que trabalham com a agroindústria ou processam alimentos precisam apresentar o certificado de boas práticas.
Medidas
As BPFs abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos para garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal, da Anvisa, ligada ao Ministério da Saúde, regulamenta essas medidas aplicáveis a todo tipo de indústria de alimentos. Com o curso oferecido pela Emater, o produtor rural teve a oportunidade de conhecer e se manter atualizado quanto aos procedimentos higiênico-sanitários exigidos.
Atualização
O curso de capacitação em BPF de alimentos é realizado anualmente pela Emater para que os produtores rurais possam sempre estar atualizados sobre as alterações em relação à legislação e à manipulação correta dos alimentos. O curso contou com a participação de 37 produtores rurais que trabalham com processamento, manipulação e comercialização dos produtos da agroindústria familiar. A maioria dos agricultores já comercializa os produtos nas escolas públicas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com a entrega de polpas de frutas, iogurte, pães, bolos, biscoitos, mandioca descascada e leite.
Vereadores
Na sessão da última terça-feira (28), a Câmara de Vereadores de Ji-Paraná aprovou nota de repúdio contra a PEC 287 da Reforma da Previdência. Os 17 vereadores assinaram o documento, que será enviado aos três senadores e aos oito deputados federais por Rondônia. O objetivo é deixar claro à bancada federal que os vereadores são absolutamente contra a reforma da forma em que está proposta.
Atos
Além da nota de repúdio, os vereadores pretendem fazer dois atos públicos, um no primeiro e outro no segundo distrito, chamando a atenção da população e colhendo assinaturas, que também serão enviadas para os deputados e senadores....