Especialistas ministram curso de piscicultura em Rondônia
(Da Redação) Os brasileiros Antônio Almeida Sobrinho e Carlindo Pinto Filho, e o catalão José Zarzuela Serrat, três dos maiores especialistas na área de piscicultura intensiva, medicina veterinária e cooperativismo pesqueiro, vão ministrar as palestras para os participantes do curso sobre técnicas de criação de peixes em tanques-rede, a ser realizado em Porto Velho, no período de 30 de março a 4 de abril.
De acordo com o organizador, o engenheiro de pesca Antônio Almeida, o curso contará com 24 horas-aula, será ministrado no período das 14 às 18h e tem como público alvo principalmente os profissionais das áreas de ciências agrárias e outras, dentre as quais engenharia de pesca, agronomia, engenharia florestal, engenharia ambiental, medicina veterinária, biologia, geografia, geologia, piscicultores e pecuaristas.
Aprender as técnicas de produzir alimento em massa para amenizar a fome das populações menos favorecidas se tornou um dos maiores desafios das sociedades modernas. Segundo ainda o engenheiro de pesca, para conseguir o aumento da produção, dois fatores são indispensáveis. O primeiro é a produção de acordo com as técnicas de engenharia. O outro é a organização do setor em cooperativas para que o piscicultor produza com qualidade e agregue lucro na comercialização do produto.
Almeida explicou que foi com esses cuidados que atuou na orientação de projetos de produção de pescado em sistema tanques-rede, mantidos até hoje por entidades de pequenos produtores.
Segundo o organizador do curso, Antônio Almeida, a criação de peixes em tanques-rede é o caminho mais curto para se erradicar a fome no Brasil, e Rondônia, que é o maior produtor de pescado em cativeiro das regiões Norte e Centro-Oeste, vai melhorar ainda mais sua posição, no ranking nacional, com a criação intensiva de peixes em sistema tanques-rede.
O evento também é apontado como de suma importância para se discutir o aproveitamento racional potencial aquícola da Região e, assim, oportunizar o aumento da produção de pescado, em consonância com o Decreto 4.895, de 25 de novembro de 2003. As inscrições podem ser feitas na sede da empresa de consultoria Pacáas Engenharia, av. Calama, 1789, Bairro São João Bosco, ou pelos telefones (69) 3026-4500, celulares 8111-9492 e 8446-1730....