Correio Popular Notícia



VITRINE TECNOLÓGICA
Plantio de floresta será demonstrado durante feira

Data da notícia: 2017-04-13 16:05:52
Foto: Divulgação
Consultor florestal, Adilson Pepino, preparou os talhões de florestas para apresentar aos visitantes da RRS

(Da Redação) A plantação de floresta será fomentada aos pequenos produtores durante a 6ª Rondônia Rural Show. A agricultura familiar responde hoje por 85% das propriedades rurais do estado.

Também chamada de poupança verde, a floresta plantada se apresenta como alternativa de ganho em longo prazo. O produtor da agricultura familiar deve continuar com as atividades e iniciar o plantio experimental em apenas um alqueire da propriedade. A floresta poderá ser consorciada com outras culturas, como a pastagem ou alimentos, por exemplo.

“A diversificação de culturas na propriedade aumenta a capacidade produtiva e eleva os ganhos do produtor”, assegurou o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani. Ele anunciou que durante a feira será ofertado amplo conhecimento teórico e prático sobre floresta na vitrine tecnológica.

“No fim de 12 anos, a extração do mogno asiático vai render ao produtor R$ 680 mil”, revelou o consultor florestal, Adilson Pepino, que preparou os talhões de florestas para apresentar aos visitantes da RRS.

Na vitrine tecnológica da 6ª Rondônia Rural Show, o agricultor terá oportunidade de conhecer vários modelos de plantio de florestas, como a Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), Integração Lavoura e Floresta (ILF) e Integração Pecuária e Floresta (IPF).

Todos os sistemas foram preparados para que o produtor aprenda sobre a viabilidade e vantagem que as novas árvores trazem ao meio ambiente e ao bolso dele.

Nos Sistemas Agroflorestais (SAF’s) os resultados são mais rápidos. “Nesse sistema demonstramos que é possível produzir madeira e alimentos na mesma área, favorecendo rentabilidade sem atrapalhar nas atividades do dia a dia do homem do campo”, citou o consultor, ao mostrar o mogno asiático consorciado com alimentos, como a mandioca, batata doce, inhame, melancia, cabotiá, quiabo e outros três tipos de abóboras.

O governo estadual incentiva o plantio de espécies exóticas ou nativas alimentando a alternância de renda do pequeno produtor.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 190 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.