Empresários se reúnem para discutir CCT
(Assessoria) Durante esta semana, representantes e conselheiros da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), se reúnem com empresários das cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, para apresentar as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2009/2011, proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio do Interior (Sitracom), e ouvir as sugestões para a negociação da mesma.
Na quarta-feira (18), o encontro contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP) e do Ceulji/Ulbra que cedeu espaço para as discussões. Segundo o assessor de relações institucionais da Fecomércio, Rubens Nascimento, entre as cláusulas da convenção, a maior preocupação está com o reajuste do piso salarial do comércio proposto em 55%. Para o conselheiro da ACIJIP, Alexandre Dartiballi, a valorização do profissional deve ser priorizada, no entanto, um equilíbrio deve ser feito na remuneração desse colaborador. ?Com a crise que o Brasil tem enfrentado, mesmo que em pequenas escalas no nosso Estado, é o momento de se reavaliar essa decisão para que isso não se torne inviável para o empresário?, acrescentou.
NEGOCIAÇÃO - O encontro contou com a participação de um auditor fiscal do Ministério do Trabalho para orientar tecnicamente sobre as questões apresentadas. ?A partir dessas reivindicações e depois de acordado com o Sitracom, o contrato toma caráter normativo e uma vez assinado, tem força de lei, desde que não contrarie a legislação vigente?, destacou o auditor e chefe de Relações de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia, André Veiga da Silva.
Das situações apontadas em cada cidade, uma contraproposta será feita, encaminhada e discutida com o Sitracom na próxima semana para validar a convenção.
...