Auto-medicação pode agravar virose
População é atingida por virose
>Aproximadamente 50% das pessoas que procuram o HM apresentam síndrome gripal
(Da Redação) A população de Ji-Paraná tem enfrentado uma séria epidemia de virose nos últimos meses. O número de pessoas que procuram atendimento médico reclamando de dores pelo corpo, febre, falta de apetite, diarréia, tosse e coriza só tem aumentado no HM (Hospital Municipal) e nos postos de saúde.
De acordo com o médico Manoel Lamego, estima-se que 50% dos doentes que procuram atendimento no HM estejam com virose, chamada pelos médicos de síndrome gripal. ?O paciente só procura um médico quando a síndrome gripal já está em quadro avançado?, explicou.
Lamego afirmou que a grande maioria pratica a auto-medicação. ?Esta prática é totalmente condenável, pois o paciente pode ter alguma reação ou até mesmo uma doença mais grave do que uma simples gripe, e a auto-medicação pode acabar mascarando algo como uma infecção intestinal, dengue ou uma pneumonia?, frisou.
Em relação ao tratamento, o médico assegura que o melhor a se fazer é procurar orientação médica. ?A ajuda de um médico pode evitar que o quadro da doença se agrave, debilitando ainda mais o paciente?. Lamego também não aprova a consulta feita com farmacêuticos, já que não são realizados exames que indique realmente qual é a enfermidade.
VIROSE - As viroses mais comuns são causadas por adenovírus, que provocam conjuntivite, resfriados e problemas respiratórios em geral, e por enterovírus, responsáveis por problemas intestinais. As viroses respiratórias costumam ser confundidas com gripe, resfriado e pneumonia, mas existem algumas diferenças fundamentais. A gripe é provocada pelo vírus influenza, geralmente causa febre alta, dor de garganta, tosse, mal-estar, dores no corpo e na cabeça. O resfriado, na maioria das vezes, é uma virose, que repete com menor intensidade os sintomas da gripe. Enquanto a gripe e o resfriado atingem as vias aéreas superiores, que, de forma simplificada, englobam nariz e garganta, a pneumonia é uma inflamação dos pulmões causada por fungos, vírus ou pela bactéria Streptococcus pneumoniae.
...