Correio Popular Notícia



Trânsito
Idosos aprendem sobre direitos no trânsito com brincadeiras

Data da notícia: 2017-06-28 09:53:07
Foto: Pâmela Fernandes
Ação aconteceu no Centro de Convivência do Idoso

(Da Redação) Uma manhã de atividades lúdicas e conscientização sobre o trânsito foi realizada na última semana no Centro de Convivência dos Idosos, em Ji-Paraná. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran). Com brincadeiras, os idosos aprenderam um pouco mais sobre os direitos e deveres no trânsito.

De acordo com a agente da PRF, Ângela Brôndolo, a ação envolve dinâmicas e também aprendizagem sobre questões de segurança e respeito aos direitos dos idosos. "Durante as brincadeiras, vamos repassados ensinamentos sobre como eles devem se portar no trânsito. O que podem exigir e também como devem agir", explicou.

Aos 77 anos, Luzia Maria de Souza contou que se divertiu muito com as brincadeiras e também aprendeu mais sobre como deve se comportar no trânsito. Segundo ela, ainda falta respeito aos idosos no trânsito. "Quando vou atravessar, aceno com a mão, alguns param, outros não. Temos que andar com muito cuidado e atenção", ressaltou.

Segundo a chefe da divisão de Educação de trânsito do Detran, Ivete Alves, um dos pontos abordados durante a programação são os locais reservados exclusivamente para idosos nos estacionamentos. Os idosos foram orientados a procurarem a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e tirarem a carteirinha e a identificação do carro.

“Lá, o carro recebe a identificação com o adesivo e quando o idoso não estiver no próprio carro, ele pode deixar a carteirinha à vista no para-brisa para identificar que há um idoso naquele veículo”, explicou.

Também foram distribuídos blocos de "multas morais". Ivete afirmou que a intenção é cobrar das pessoas atitudes corretas no trânsito, respeitando a vaga que foi destinada aos idosos. As multas serão distribuídas pelos próprios idosos quando verem alguém estacionando em um lugar de idoso sem a devida autorização.

"As pessoas precisam entender que a vaga destinada aos idosos não pertence a elas por nenhum minuto. Essas, são aplicadas pelos idosos, que pedem apenas consciência. Mas vale lembrar que há multa em dinheiro para quem for pego estacionado na vaga de idoso", declarou.

Fonte: G1/RO






Noticia vista 1204 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.