Correio Popular Notícia



CRISE DA CARNE
Laerte Gomes intercede por implantação do Sisb em Rondônia

Data da notícia: 2017-06-30 09:34:50
Foto: Divulgação
O programa pode tirar pequenos e médios frigoríficos da crise e expandir comércio da carne bovina rondoniense para todo o Brasil

(Da Redação) Por meio de uma determinação do governador Confúcio Moura (PMDB), após reunião realizada a pedido do líder do Governo na Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), uma força tarefa será montada para resolver a crise no setor de frigoríficos em Rondônia.
Na reunião, encabeçada por Laerte Gomes, pequenos e médios empresários do segmento expuseram ao governador o atual cenário de crise instalado no comércio de carne bovina em Rondônia. A classe solicitou ao Executivo, como medida de urgência e uma oportunidade de driblar a crise, a implantação do Sistema de Inspeção Brasileiro (Sisb) no Estado.
Atualmente, em Rondônia, as empresas são inspecionadas apenas pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Já com o Sisb, um programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Estado, segundo os empresários e produtores, abriria as portas da comercialização dos produtos de Rondônia para outros Estados, como já ocorre com indústrias do sul do País.
Após ouvir de técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), quais mecanismos o Governo poderia adotar para aderir ao Sisb e permitir a adesão dos frigoríficos ao programa, Confúcio Moura determinou a cedência imediata de médicos veterinários da Seagri e Emater e solicitou ao deputado Laerte Gomes e ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), a realização de uma sessão extraordinária para a aprovação das leis necessárias para acelerar todo o processo que regulamentará de adesão dos frigoríficos.
O governador Confúcio Moura enalteceu o interesse dos deputados em apresentar soluções inovadoras e criativas que, segundo ele, resultaram em ações imediatas para criar novamente um mercado que viabilizará a comercialização da carne rondoniense produzidas pelos pequenos e médios frigoríficos do Estado.
“Tanto o deputado Laerte quanto o presidente Maurão de Carvalho já estão acionando os demais parlamentares para a convocação da sessão extraordinária que votará toda a legislação necessária para facilitar os negócios dos nossos frigoríficos. Esses pequenos empresários já têm capacidade de vender carne e outros produtos para o mercado interno brasileiro e substituir os grandes frigoríficos que hoje passam pelo tormento das investigações federais”, declarou Confúcio Moura.
O presidente Maurão de Carvalho agradeceu a disposição do governador em atender o setor e tomar as medidas necessárias para retomar e alavancar o comércio do boi de Rondônia.
Crise no Passado
Laerte Gomes ressaltou que a reunião foi um divisor de águas que em breve poderá deixar a crise do setor no passado e proporcionar para o produtor e para o Estado o comércio de carne para todo o Brasil.
“O governador atendeu o nosso pedido e determinou a agilização da implantação do Sisb e, futuramente, além dessas pequenas indústrias terem a oportunidades de vender carne para o País inteiro, consequentemente, aumentará o número de abates, gerando mais empregos e o principal, dando opções para que os produtores possam ter mais plantas frigoríficas para vender seus animais e com isso melhorando o preço da arroba”, ressaltou Laerte Gomes.
Segundo o deputado, a determinação do governador é que seu secretariado comece a trabalhar imediatamente.
“Na sessão extraordinária nós votaremos as leis que autorizam a implantação do Sisb e a Idaron já colocou veterinários e técnicos à disposição para acelerar os procedimentos que tornarão as pequenas e médias plantas frigoríficas aptas a venderem carne para todo o Brasil”, concluiu Laerte Gomes.
Também participaram da reunião os deputados Edson Martins (PMDB), Cleiton Roque (PSB), Marcelino Tenório (PRB) e Geraldo da Rondônia (PSC), o chefe da Casa Civil Emerson Castro, representantes do Mapa e secretários e diretores da Idaron, Seagri, Suder e Faperon.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 1245 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.