Rolim de Moura promove ação contra a dengue
Uma ação de combate ao mosquito da Dengue no município de Rolim de Moura foi iniciada há cerca de 15 dias pelo Agentes de Controle de Endemias da Funasa em parceria com o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Visando a notificação dos casos, equipes de plantão foram formadas no Hospital Municipal Amélio João da Silva e nas Unidades de Saude. Aproximadamente 92 casos já foram notificados na rede municipal de saúde desde o início da ação, e um caso de dengue hemorrágica também foi registrado num hospital particular do município.
A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Semusa, Quesia dos Anjos, informou que duas equipes de agentes vem trabalhando na inspeção de áreas suspeitas na cidade. ?A Ação conta com a participação de aproximadamente 130 agentes comunitários no trabalho informativo de prevenção e inspeção. Caso seja comprovado o foco do mosquito Aedes Aegypti, estes agentes informam a equipe de Controle de Endemias, realizando o bloqueio que elimina o mosquito adulto e as larvas do mosquito,? destaca a coordenadora. Para conter o avanço da dengue e evitar uma epidemia em Rolim de Moura, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois números de telefone para denuncia de focos do mosquito da dengue: 3442-5812 ou 3442-4909. A denuncia auxiliará na contenção do avanço da dengue evitando uma epidemia em Rolim de Moura.
PREVENÇÃO ? Uma das formas mais eficazes de prevenção contra o Aedes Aegypti é manter os quintais sempre limpos, com as caixas d?água fechadas e eliminando objetos que possam servir de acúmulo de água, tornando-se assim um depósito para a desova das larvas do mosquito. ...